CASE: Aplicação da NR12 em um Britador de Mandíbulas

Por:Mídias
Case

23

Oct 2017

Este Case foi escrito pelos alunos: Bruno Lopes e Silva; Cayo Fábio de Almeida Sousa; Dennis Coelho Galvão; Gilmar César Vidigal Ferreira; Máspoli Pereira de Meirelles Filho. Sob supervisão/ orientação do Professor Ítalo Coutinho, na disciplina de Gestão da Manutenção do UNIBH

 

INTRODUÇÃO

Criada em 1978 pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a Norma Regulamentadora número 12, ou NR 12, tem como objetivo garantir que máquinas e equipamentos sejam seguros para o uso do trabalhador. Por isso, a NR 12 exige informações completas sobre todo o ciclo de vida de máquinas e equipamentos, incluindo transporte, instalação, utilização, manutenção e até mesmo sua eliminação quando acaba sua vida útil.

Segundo a NR 12, é de responsabilidade do empregador adotar medidas de proteção para o uso seguro de máquinas e equipamentos. Ou seja, é a empresa que deve garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores.

Visto isso, este case tem o objetivo de apresentar a importância da aplicação da NR12, a partir de um britador de mandíbulas, avaliando fatores como:

  1. Inventário de máquinas, que tem a finalidade de dar um panorama geral de todas as máquinas existentes no canteiro para categorizar e priorizar ações para reduzir riscos;
  2. Planta baixa é um mapa que indica a posição exata das máquinas no canteiro, sendo importante para auditorias, fiscalização e também para agilizar resgates no caso de acidentes, auxiliando no trabalho do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho).
  3. Análise de risco mapeia os riscos inerentes a cada máquina, sendo de extrema importância, pois só depois de mapear os riscos é possível analisar como reduzi-los.
  4. Diagnóstico indica se os critérios descritos na NR 12 estão sendo atendidos.
  5. Plano de Ação auxilia na adequação às exigências da Norma Regulamentadora.
  6. Manual de Operação e Manutenção é uma exigência não apenas da NR 12, mas do próprio Código de Defesa do Consumidor, que orienta quanto ao uso e a manutenção das máquinas de forma segura para os trabalhadores.

Por fim, vale ressaltar que no final do documento serão apresentadas soluções em resposta as normas que não estão sendo seguidas, no intuito de julgar a condição final da máquina.

  1. JUSTIFICATIVA

A NR12 é considerada uma das principais NRs. Esta norma é importante para definir referências técnicas, princípios e medidas de proteção, que venham garantir a saúde e integridade física dos funcionários das empresas, estabelecendo riscos mínimos que previnem acidentes e doenças no ambiente de trabalho. Esta norma envolve as fases de projeto, utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos. Neste contexto, a NR12 serviu como base para elaborar o relatório de inspeção de um britador de mandíbulas analisado através de um vídeo, uma vez que esta máquina foi instalada fora dos padrões técnicos oficiais.

  1. DESENVOLVIMENTO

3.1 Britadores

Os britadores são maquinas operatrizes que tem como função a fragmentação de materiais sólidos para que estes alcancem dimensões compatíveis com utilizações posteriores. Nos britadores podem ser utilizadas várias etapas para redução progressiva de tamanho da matéria, embora todos partam os materiais por tensões de compressão, de cisalhamento ou de impacto. Estas máquinas trabalham com diversos tipos de sólidos, entre eles, rochas, vidro e carvão. As características principais para especificação de um britador para determinada aplicação são: Tipo de material que será manipulado, tamanho do material, capacidade de produção (geralmente em Ton/h) e dimensão de saída do material. Os tipos mais comuns de britadores, conhecidos também como trituradores, são: britadores de rolos, mandíbulas, giratórios, impacto, cônico e de martelo. Em especifico os britadores de mandíbulas

3.2 Britadores de Mandíbulas

Os Britadores de Mandíbulas são considerados equipamentos de britagem primária que aceitam materiais de alimentação com alto grau de dureza e grandes variações de dimensão. São compostos por uma mandíbula fixa e uma mandíbula móvel ligada a um eixo excêntrico responsável pelos movimentos de aproximação e afastamento entre elas. A área de alimentação se estreita ao longo da máquina e em determinado ponto o material recebe o impacto responsável pela fragmentação.

3.2.1 Princípio de funcionamento dos Britadores de Mandíbulas

Ao ligar o motor o mesmo gira os volantes através de correias, que automaticamente acionam o eixo excêntrico e movimentam as mandíbulas para cima e para baixo, britando o material.

Os britadores da Joyal (britador pesquisado) se destacam pela facilidade de instalação, afinação e manutenção e todos seus componentes são projetados para fornecer o máximo de desempenho.

  • Legenda da imagem acima

01 – Sistema acionamento em local seguro, o que facilita em uma necessidade de desligamento rápido do equipamento.

02 – Local onde será despejado o material, não colocando em risco o operário da máquina.

03 – Correia com proteção adequada que evita um eventual acidente com operário da máquina.

 

  1. RESULTADOS

  • Legenda das partes que se encontra em situação precária para a efetivação do trabalho da britadeira.

01 – Operário sem usar nenhum tipo de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), o que pode facilitar para um eventual acidente grave.

02 – Objetos em local inadequados, próximos ao funcionamento do britador.

03 – Máquina aparentemente em situação precária de manutenção, podendo ser notado ferrugens e trincas.

04 – Correia totalmente desprotegida, criando uma situação de risco ao operário.

05 – Piso com graves imperfeições e rachaduras.

 

De acordo com a NR12 o local onde são instaladas máquinas, deve ser devidamente demarcado em conformidade com as normas técnicas oficiais. Como pode-se observar na imagem acima, vários fatores destacados estão fora do padrão.

Visto isso, serão indicadas a seguir, as normas descumpridas:

01- Segundo a NR12.3 empregador deve adotar medidas de proteção para o trabalho em maquinas e equipamentos, capazes de garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores , e medidas apropriadas sempre que houver pessoas com deficiência envolvidas direta ou indiretamente no trabalho.

02- Segundo a NR12.7 os materiais em utilização no processo produtivo  devem ser alocados em ares especificas de armazenamento, devidamente demarcadas  com faixas na cor indicada pelas normas técnicas oficiais ou sinalizadas quando se tratar de áreas externas.

03-Segundo a NR12.48 as máquinas que oferecem risco de ruptura de suas partes, projeção de materiais, partículas ou substancias, devem possuir proteções que garantem a saúde e segurança dos trabalhadores.

04- Segundo a NR12.38 as zonas de perigo das máquinas e equipamentos devem possuir sistemas de segurança, caracterizados por proteções fixas, proteções moveis e dispositivos  de segurança interligados, que garantem a proteção a saúde e a integridade física dos trabalhadores.

05- Segundo a NR 12.9 os pisos dos locais de trabalho onde se instalam máquinas, equipamentos e das áreas de circulação devem ser nivelados e resistentes às cargas a que estão sujeitos.

Sugestão para adequação a NR12

  1. Adquirir Equipamentos de proteção individual (EPI), para os operantes da máquina.
  2. Retirar os materiais de uso próximo da maquina e realoca-los em um local próprio para materiais de maneira que não fiquem expostos.
  3. Fazer manutenção e limpeza diariamente da máquina.
  4. Adquirir uma proteção para correia da máquina para evitar futuros acidentes.
  5. Refazer o piso de forma que o próprio seja resistente à carga que está sujeito.
  1. CONCLUSÃO

Podemos concluir que a empresa está operando o equipamento totalmente fora dos padrões da NR12, tanto no local onde a máquina está instalada, quanto ao estado físico do equipamento e por parte do operante que não está usando nenhum tipo de EPI, colocando sua própria vida em risco. Devido a essas irregularidades, a máquina deve ser interditada imediatamente e só deve retomar as atividades quando estiver cumprindo todas as normas. Cabendo a empresa fazer um orçamento para ver qual forma será mais viável, seja adequar o local de trabalho e o equipamento ou até mesmo adquirir outro.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  • MINISTÉRIO DO TRABALHO. NR-12 – Segurança no trabalho em máquinas e equipamentos. 2017. Disponível em <http://www.trabalho.gov.br/images//Documentos/SST/NR/NR12/NR-12.pdf >. Acesso em: 29 Ago. 2017.
  • LIMA, Tomás. O que é a NR-12 – Segurança No Trabalho em máquinas e equipamentos. 2017. Disponível em: <https://www.sienge.com.br/blog/o-que-e-nr-12/>. Acesso em: 29 Ago. 2017.
  • SANT’ANA, Edson Poyer. O que é a NR-4 – Serviços especializados em engenharia de segurança e em medicina do trabalho (SESMT)?. 2017. Disponível em: <https://www.sienge.com.br/blog/o-que-e-nr-4-sesmt/>. Acesso em: 29 Ago. 2017.
  • ABIMAQ/IPDMAQ. Manual de instruções da norma regulamentadora NR-12. 2016. Disponível em: <http://www.abimaq.org.br/comunicacoes/deci/Manual-de-Instrucoes-da-NR-12.pdf>. Acesso em: 29 Ago. 2017.
  • DUPONT. Principais NRs | Conheça a NR12. 2016. Disponível em: http://falandodeprotecao.com.br/principais-nrs-conheca-a-nr12/>. Acesso em: 30 Ago. 2017.
  • PORTAL MET@LICA CONSTRUÇÃO CIVIL. Britadores e moinhos. 2010. Disponível em: <http://wwwo.metalica.com.br/artigos-tecnicos/britadores-e-moinhos >. Acesso em: 31 Ago. 2017.
  • ALIBABA. Motor Diesel Crusher. 2017. Disponível em <https://portuguese.alibaba.com/product-detail/high-quality-diesel-engine-small-jaw-crusher-mini-stone-crusher-machine-349257076.html>. Acesso em: 31 Ago. 2017.

Compartilhe:

Avenida Prudente de Morais, 840 sala 404 Bairro Cidade Jardim BH/MG

++ 55 (31) 3267-0949

contato@saletto.com.br