8 Riscos para saúde e segurança na construção civil

Por:Mídias
Segurança do Trabalho

15

Aug 2017

Em 2009, foram notificados 54.142 acidentes do trabalho apenas no setor da construção civil! Confira os 10 principais riscos para saúde e segurança na construção civil para o trabalhador.

Segundo uma reportagem publicada no Jornal Gazeta do Povo, a construção civil é o quinto setor econômico em número de acidentes e o segundo que mais mata trabalhadores no Brasil. A participação do setor no total de acidentes fatais no país passou de 10%, em 2006, para os atuais 16% e hoje responde por 450 mortes todos os anos.

Vamos conferir agora os 8 principais riscos presentes na construção civil, que hoje ocupam um número significante de acidentes no Brasil:

1. Quedas de nível

A construção de edifícios como também a demolição deles, demandam atividades em altura na construção civil e esta é responsável por um grande número de fatalidades e acidentes. O uso dos andaimes é frequente e existem precauções que devem ser tomadas ao usar este tipo de equipamento, além do treinamento específico de trabalhos em altura (NR-35).

2. Movimentação de objetos ou materiais

Esta é uma situação que deve-se sempre ter muita atenção, no ambiente da construção civil há uma grande movimentação de objetos e materiais, portanto fica muito mais fácil acontecer quedas e deslizes de materiais que podem vir a atingir o trabalhador. É importante que neste caso o colaborador use os EPI’s para sua segurança e que todos estejam atentos na hora do manuseio dos materiais. As cargas de materiais também entram neste tópico, os trabalhadores devem assegurar que nenhum objeto caia do veículo de transporte.

3. Choques elétricos

Os choques elétricos podem ser provenientes de fios de eletricidade expostos ou da proximidade dos ambientes onde há grande circulação de trabalhadores, para prevenção deste acidente, é necessário que o ambiente elétrico esteja devidamente protegido e que os trabalhadores estejam equipados e conscientes das medidas de segurança. Para os profissionais que trabalham diretamente com eletricidade é obrigatório o certificado de treinamento em NR-10 (Básico/SEP).

4. Dermatoses ou alergias

Muito comum quando há um uso e contato regular com agentes como cimento, argamassa e outros. O uso de equipamentos de proteção individual como luvas, máscaras e uniformes podem auxiliar na prevenção do surgimento de alergias na pele, proveniente do contato.

5. Sinalização de risco do ambiente

A sinalização é um fator primordial para segurança no ambiente de trabalho. O colaborador deve ser informado dos agentes e ambientes de risco presentes e deve respeitar as regras e medidas de segurança estabelecidas para cada tipo de risco.

6. Proteção no uso das máquinas

Ao se trabalhar com máquinas deve-se manter um padrão de segurança, com o uso de EPI e treinamento adequado para a utilização (NR-12). Já falamos sobre isso aqui no blog, confira o post: “Prevenção de acidentes com máquinas e equipamentos”

7. Ruídos em excesso

Já falamos aqui no blog sobre a PAIR – Perda Auditiva Induzida por Ruído Ocupacional – a qual uma vez instalada, não possui tratamento para cura. Essa é decorrente principalmente da exposição contínua a elevados  níveis de pressão sonora em ambientes de trabalho, mas não só, essa também pode provir de produtos químicos: metais (arsênio, chumbo, cobalto, manganês e mercúrio), gases asfixiantes (cianeto, nitrato de butila e monóxido de carbono) e solventes orgânicos (tuleno, xileno,estireno, dissulfeto de carbono, tricloroetileno, n-hexano e butanol).

8. Exposição a corpos estranhos

No canteiro de obras é fácil encontrar animais peçonhentos como cobras, aranhas, escorpiões, abelhas, formigas, vespas e assim por diante. É importante sempre analisar o ambiente e checar se há presença de algum deles, assim como utilizar EPI’s como luvas, botas, uniforme e máscaras que ajudam na proteção de picadas destes bichos.

Pensando na prevenção de acidentes e no desenvolvimento pessoal dos trabalhadores, a Saletto Educação desenvolveu cursos online de segurança do trabalho, com certificação. Para conferir mais informações acesse: https://goo.gl/3qBB4K

*Fonte: INBEP

contato Faça contato para saber mais sobre Segurança do Trabalho.


Compartilhe:

Av. Getúlio Vargas, 1492, sala 200. Savassi BH/MG

++ 55 (31) 3267-0949

contato@saletto.com.br