Orçamento de obras de construção civil – 5 passos para a assertividade

Por:Mídias
Engenharia

31

Jan 2018

Vamos concordar que toda construtora, grande ou pequena, nacional ou internacional, em algum momento teve problemas com orçamento de obras de construção civil.

Os motivos variam desde falta de organização até de profissionais qualificados para essa tarefa. De qualquer forma, construtoras ou empreiteiras já sofreram com o estouros de orçamento. Outros problemas comuns são falta de material, atrasos na entrega, custo de materiais elevados por falta de negociação, entre outros.

Pensando nisso, resolvemos ajudar você a entender que é possível ter um orçamento de obras organizado. No post de hoje você vai esclarecer suas dúvidas sobre o assunto e descobrir que existem ferramentas e métodos que podem te ajudar a não ter mais esse tipo de problema.

Mas antes, vamos esclarecer:

O que é orçamento de obras de construção civil?

De maneira bem clara, orçamento de obras é a previsão de serviços, materiais e equipe necessários para a execução de um projeto. Essa tarefa consiste em planejar, prever custos e estabelecer valores dos serviços que serão realizados.

O orçamento é uma etapa extremamente importante para o planejamento de um projeto. Ele é o elemento fundamental para a tomada de decisões, junto com o cronograma físico-financeiro.

Com um orçamento de obras é possível avaliar de forma mais consistente:

  • A concepção: é possível fazer uma análise mais detalhada, semelhante ao estudo de viabilidade;
  • O planejamento: com o valor total da obra especificado, fica mais fácil analisar outras alternativas para reduzir custos;
  • O controle: além de auxiliar na tomada de decisões, ter controle sobre o que está sendo feito e gasto ajuda a manter o seu planejamento em dia.

Mas fique atento:

A elaboração do orçamento varia para cada tipo de obra. Alguns projetos têm maior incidência de equipamentos, outros de mão de obra. Por isso, não se prenda a um modelo específico, isso pode atrapalhar mais do que ajudar.

5 passos para não errar mais no orçamento

Desenvolver um orçamento de obras de construção civil é uma tarefa que exige muita atenção, experiência, dedicação e tempo. Mas, apesar disso, ele pode garantir que o seu projeto seja um sucesso.

Por isso, fique atento a alguns itens que são indispensáveis e que podem evitar alguns erros comuns nessa etapa de trabalho.

1 – Contrate um profissional qualificado

Não economize na contratação de profissionais com experiência e qualificação para elaborar o orçamento de obras. Isso pode evitar inúmeros problemas e gastos desnecessários durante a execução do projeto.

2 – Faça avaliações

Essa deve ser a primeira etapa do projeto para avaliar a viabilidade da obra. Na avaliação é aconselhável trabalhar com uma margem de erro que varia entre 20% a 30%.

Para a avaliação é necessário ter informações sobre:

  • Área de construção;
  • Padrão de acabamento;
  • Custo unitário básico.

3 – Faça estimativas

As estimativas devem ser realizadas quando o pré-projeto e o planejamento estiverem definidos. Para estimar os preços da obra, é aceitável trabalhar com um margem de erro de 15% a 20%.

Para elaborar as estimativas você precisa:

  • Ter o planejamento e o pré-projeto;
  • Preços unitários de serviços de referência;
  • Índices físicos e financeiros de projetos anteriores.

E nunca deixe de:

4 – Compartilhar o orçamento com áreas estratégicas

O processo para concepção do orçamento de obras é exigente, mas compensador. Ainda mais se você compartilhá-lo com outras áreas estratégicas da sua construtora.

Os setores de engenharia, compras e planejamento podem contribuir de maneira positiva na fase de levantamento de custos do projeto.

5 – Acompanhe o orçamento do ínicio ao fim da obra

Exatamente como acontece com o planejamento de obras, muitas construtoras fazem o orçamento no início do projeto e não o acompanham e monitoram mais. Isso pode trazer problemas, como o excesso de materiais desnecessários em estoque, a falta de materiais e equipamentos, entre outros.

Vale ressaltar que:

A elaboração de um orçamento de obras demanda tempo!

Por isso, garanta que o setor responsável por essa tarefa tenha autonomia e independência para cumprir suas obrigações.

Métodos e ferramentas para criar um orçamento de obras de construção civil

Com a exigência e a competitividade da indústria da construção civil, as construtoras buscam cada vez mais por métodos e ferramentas que facilitem o dia a dia no canteiro de obras. Na concepção do orçamento de obras não é diferente.

Há alguns anos era muito comum que os profissionais do setor utilizarem planilhas do Excel para elaborar os orçamentos dos projetos. Mas hoje já existem no mercado ferramentas e métodos que garantem mais controle no planejamento e precisão no orçamento.

Dentre as opções que podem te ajudar, estão:

Curva ABC

A implementação da Curva ABC na sua construtora é um método simples de se aplicar. Além disso, permite que você visualize de maneira mais precisa a quantidade e quais materiais são mais importantes e fundamentais para o seu projeto para que você os priorize.

Com a Curva ABC você reduz o consumo de insumos desnecessários, custos, tempo de trabalho. E ainda garante mais produtividade e lucratividade.

Planilha Orçamentária

Diante da importância de reduzir e priorizar a gestão de custos, outra opção para elaborar um orçamento com mais facilidade, segurança e precisão é utilizar uma planilha de orçamento.

Por meio dessa ferramenta, sua construtora garante mais eficácia no orçamento e na projeção de compras, vendas e investimentos. E ainda assegura a elaboração de um demonstrativo de resultados.

BIM

Muito mais do que desenvolver o projeto, o BIM pode ajudar você a levantar os dados necessários para a concepção do seu orçamento de obras de construção civil. Graças às informações quantitativas presentes nele, é possível ter mais precisão referente a quantidade e materiais necessários.

Além disso, por meio do BIM você pode alterar e integrar informações de maneira mais rápida e eficiente.

Ebook

Talvez você precise de mais informações sobre o orçamento de obras de construção civil e deseje estudar mais sobre o tema. Se for esse o caso, um ebook pode ajudar você a esclarecer as dúvidas que ainda existem.

Nele você encontrará dicas valiosas para adotar estratégias para otimizar seus custos e aumentar sua rentabilidade.

ERP

Desenvolvido especialmente para a gestão na construção civil, o Sienge é um software que garante inúmeros benefícios para você e sua construtora. Para a elaboração de orçamentos, o ERP é capaz de:

  • Projetar a coleta de dados;
  • Integrar informações;
  • Centralização de informações;
  • Calcular o percentual de moto automatizado;
  • Desenvolver um relatório gerencial.

Utilizando o Sienge, você tem controle total sobre o orçamento. Além disso, você ganha poder para negociar valores, poder para delegar que outras pessoas façam a negociação, simplificação e redução de processos.

A esta altura você deve estar se perguntando:

Quais os benefícios que o orçamento de obras oferece para minha construtora?

Sua construtora tem se deparado com resultados financeiros baixos nas obras e um nível elevado de custo?

Você pode não acreditar, mas o motivo deste problema pode ser o orçamento.

O orçamento de obra é muito além de um simples cálculo de preço de referência. O orçamento de obra projeta com precisão o resultado econômico que o empreendimento vai obter no momento da sua conclusão.

Mas as vantagens de elaborar um bom orçamento de obras  de construção civil não param por aí:

  • Assertividade no planejamento: por meio do orçamento é possível prever quais serão as próximas etapas do projeto e quais os meios para alcançar os objetivos estabelecidos. Dessa maneira, você diminui as chances de erros e imprevistos no planejamento;
  • Criação de base de insumos e composições: utilizando a ferramenta CPU (Composição de Preço Unitário) é possível criar uma base de dados com todos os valores e quantidades da sua obra. Assim é possível ter uma estimativa de quanto de investimento cada tarefa consumirá em cada estágio da obra;
  • Mais controle no canteiro de obras: o orçamento também garante o controle dos custos envolvidos no canteiro de obras para garantir que não haja imprevistos e gastos adicionais;
  • Mais rentabilidade das vendas: com um orçamento assertivo informando quanto a obra irá custar, ficará mais fácil identificar por quanto ela será vendida;
  • Credibilidade e confiança do mercado: o atraso de entregas de obra é um outro problema muito comum na construção civil. E acredite, um orçamento mal elaborado também é um fator determinante para isso.

Com o orçamento de obras e o planejamento adequados é possível prever com mais precisão as datas de compras e aquisições de máquinas, equipamentos e materiais para a obra começar conforme o planejado.

Esses foram alguns dos inúmeros benefícios que um bom orçamento de obras  de construção civil pode garantir a você e sua construtora. Com o tempo, será possível notar outras vantagens que essa tarefa oferece.

Conclusão

Como você pode ver, o orçamento de obras de construção civil não é um bicho de sete cabeças. Apesar do trabalho e dedicação que essa etapa demanda, ela garante que o seu projeto não tenha imprevistos ou gastos extras. Algo que toda construtora deseja, não é?

Não deixe de buscar ferramentas e métodos para criar o seu orçamento com mais praticidade, precisão e agilidade. Isso fará toda a diferença no seu dia a dia.

*Fonte: SIENGE

 


Compartilhe:

Avenida Prudente de Morais, 840 sala 404 Bairro Cidade Jardim BH/MG

++ 55 (31) 3267-0949

contato@saletto.com.br