Manual do Proprietário

MANUAIS DO EMPREENDIMENTO 

Manual do Proprietário e das Áreas Comuns

Documento obrigatório exigido pela NBR 14037 – Manual de Operação Uso e Manutenção Das Edificações – Conteúdo e Recomendações para Elaboração e Apresentação no qual a Construtora/ Incorporadora possui a responsabilidade de entregar o manual ao proprietário do imóvel.

Este material é desenvolvido considerando as normas e leis exigidas. Ele contém todas as informações necessárias da área privativa do imóvel, especificações de acabamentos, como esquadrias, metais, sistema construtivo, pontos hidráulicos e elétricos, prazos de garantia e manutenções preventivas necessárias.

Código do Consumidor – Lei 8078/90, que institui o Código de Proteção e Defesa do Consumidor, definindo os direitos e obrigações de consumidores e fornecedores, como Empresas Construtoras e/ou Incorporadoras.

ABNT NBR 14037 – É a Norma Brasileira nº 14037 da Associação Brasileira de Normas Técnicas, que define o conteúdo dos Manuais do Proprietário e das Áreas Comuns quanto ao uso e manutenção das edificações.

Código Civil Brasileiro – Lei 4591 de 16 de dezembro de 1964 – que dispõe sobre as Incorporações Imobiliárias e, naquilo que não regrado pelo Código Civil, sobre o Condomínio em edificações e a lei 1040 de 10 de janeiro 2002, que regulamenta a legislação aplicável às relações civis em geral, dispondo, entre outros assuntos, sobre o Condomínio em edificações.

ABNT NBR 5674 – É a Norma Brasileira nº 5674 da Associação Brasileira de Normas Técnicas, que regulamenta, define e obriga a manutenção de edificações.

 

Manual do Síndico

Documento que a Construtora/ Incorporadora possui a responsabilidade de entregar ao síndico, sendo elaborado exclusivamente para cada empreendimento, considerando as normas e leis exigidas e contendo todas as informações necessárias para prevenção e manutenção das áreas comuns.

O Manual do Proprietário é um documento obrigatório, exigido através da NBR 14037 – Manual de Operação Uso e Manutenção Das Edificações – Conteúdo e Recomendações para Elaboração e Apresentação no qual a Construtora/ Incorporadora possui a responsabilidade de entregar o manual ao proprietário de cada unidade. Os manuais são importantes na relação entre as Construtoras/ Incorporadoras e seus clientes.

Manual de Manutenção Predial

A manutenção predial engloba atividades que objetivam conservar a capacidade funcional de um edifício e de suas partes constituintes. Ela é essencial para atender às necessidades dos usuários e mantê-los em segurança. O plano de manutenção predial preventiva se dá por meio de uma inspeção que observa os parâmetros técnicos que asseguram um resultado satisfatório. Por este motivo, deve ser realizado por profissionais habilitados, capazes para considerar as especificações do fornecedor/fabricante/ construtor.

Alguns pontos podem ser verificados cotidianamente pelo zelador, como caixa-d’água, antena coletiva, laje, extintores, interfones, fissuras, trincas, etc. Entretanto, há instalações que somente podem ser analisadas por uma equipe técnica especializada, como é o caso das elétricas.

Todas as ações devem constar em um cronograma feito pela administração do condomínio, com base no Manual de Operação, Uso e Manutenção das Edificações (NBR 14037/1998) entregue pela construtora.

Manual para a Construtora
Irá conter os 3 manuais principais (Proprietário, Síndico e Manutenção) mais os documentos da fase de obra organizados em capítulos, por fornecedores e vistoria de entrega da obra.

EXTRA: inserimos fotos do VANT (Drone) e da Câmera 360 graus, somente em meio digital.

 

 

contato Faça contato para saber mais sobre Manual do Proprietário.

Avenida Prudente de Morais, 840 sala 404 Bairro Cidade Jardim BH/MG

++ 55 (31) 3267-0949

contato@saletto.com.br