Antecedentes do projeto
A empresa WSP foi contratada para avaliar a precisão da utilização de tecnologia de fotogrametria de VANT (veículo aéreo não tripulado) (usando fotografia em topografia e mapeamento) para fornecer cálculos de volume de estoque.
Para este projeto, foi utilizado o Sensefly RTK eBee para nossa plataforma VANT, que usou uma câmera de sensor Canon G9X 1 “com RTK (cinemática em tempo real) habilitada. Utilizamos o Trimble R6 GNSS RTK para estabelecer controle terrestre e adquirir volumes RTK GNSS. Além disso, as pilhas em questão também foram digitalizadas por scanner a laser para dar uma referência às quantidades. Devido à alta quantidade de vegetação na pilha 3, e a vegetação moderada na pilha 1, foi necessária uma limpeza adicional da nuvem do ponto (conjunto de pontos de dados).
Observações
Enquanto o levantamento baseado no VANT oferece algum potencial emocionante, nem todas as situações são propícias ao uso de levantamentos de fotogrametria baseados em VANT. No geral, foi observado que os dados resultantes da pesquisa VANT em relação ao levantamento RTK foram consideravelmente mais precisos e exigiram significativamente menos tempo para adquirir.
Condições ideais
A fotogrametria depende do uso de câmeras baseadas em RGB e imagens sobrepostas para estabelecer dados de elevação. Como as câmeras são baseadas em RGB, as informações capturadas são puramente baseadas no que a imagem RGB pode adquirir. Se houver vegetação pesada, o processo de fotogrametria também incluirá a vegetação no modelo final.
Benefícios usando métodos de levantamento de VANT sobre métodos tradicionais
O uso da tecnologia VANT na indústria geo-espacial sem dúvida mudou os métodos nos quais os dados podem ser reunidos. Isso, como muitas outras ferramentas geoespaciais, não é uma bala mágica e não é necessariamente a melhor solução padrão.
Abaixo está uma lista de alguns benefícios de usar a tecnologia VANT.
Considerações ao usar a fotogrametria baseada em VANT
Enquanto as técnicas de fotogrametria base VANT são excelentes na captura de superfícies duras, elas mostram sua fraqueza ao tentar capturar o solo verdadeiro quando o solo é obstruído por grama alta, ervas daninhas, árvores e arbustos. Embora as soluções de software tenham percorrido um longo caminho na estimativa de terreno verdadeiro, ainda não é a melhor ferramenta ou técnica para usar nesta circunstância e seria melhor servida por uma combinação de técnicas. Em locais de armazenamento típicos e limpos com vegetação muito pequena, a fotogrametria baseada em VANT é um método excelente. Usado em conjunto com RTK, pontos de controle de GPS e ambiente de medição confiável e confiável podem ser estabelecidos.
*Fonte: WSP