Porque a Vistoria cautelar veicular é indispensável ao adquirir automóveis usados?

Por:Mídias
Vistoria & Inspeção

23

Aug 2017

A aquisição de um veículo usado é, muitas vezes, a única alternativa para boa parte da população, pois sabemos que os preços praticados para carros zero quilômetro no Brasil são quase proibitivos.

No entanto, apesar de sair mais em conta, essa escolha pode trazer alguns problemas. Um automóvel novo, direto da concessionária, vem com alguns anos de garantia e revisão em todos os sistemas, oferecida diretamente pela montadora. Mas e quanto aos modelos antigos?

É dentro desse contexto que surge a vistoria cautelar. Ela serve para dar mais segurança ao comprador e evitar ele tenha dores de cabeça após fechar o negócio. Confira o conteúdo a seguir, descubra o que é vistoria cautelar e por que você não pode deixar de fazê-la:

O que é a vistoria cautelar?

A vistoria cautelar é uma espécie de avaliação feita por uma empresa especializada, com o intuito de analisar a real situação das condições de um automóvel. Os profissionais buscam descobrir se existem problemas em todos os aspectos, tanto em termos de estrutura como de documentação. É mais comum que seja solicitada por iniciativa de seguradoras, mas o fato é que ela também pode ser demandada por pessoas físicas.

Via de regra, é feita uma identificação precisa do veículo, incluindo aí a procedência, números do motor e do chassi, existência de sinistros, restrições judiciais, colisões, repintura e até mesmo se ele já foi alvo de um recall da montadora. Também é possível fazer a lacração e testar a autenticidade da placa, entre outros.

Ao final do processo, a empresa responsável fornecerá um laudo, que classificará o automóvel como aprovado, caso esteja em condições adequadas, aprovado com ressalvas, caso ele precise de algumas manutenções ou reprovado, se o carro possuir falhas graves.

Por que fazer uma vistoria cautelar?

Em muitos casos, o comprador acaba aprendendo da pior forma: ele compra o automóvel e não consegue fazer o seguro ou nem mesmo passa na vistoria veicular tradicional do DETRAN. A vistoria cautelar evita esse problema e traz diversas outras vantagens:

Segurança para a proprietário

A vistoria cautelar traz muito mais segurança para o proprietário do veículo. O laudo certifica que o carro está em condições adequadas de circulação, tanto na parte estrutural, quanto nas questões legais. Isso evita dores de cabeça na hora da revenda e também ajuda na hora de fazer o seguro, pois muitas empresas do ramo exigem essa avaliação.

Prevenção de acidentes

Ao solicitar a vistoria cautelar, você está contribuindo para prevenir acidentes. Como é feita uma avaliação apurada, é possível checar se o veículo já passou por algum problema grave, como colisões ou mesmo um recall. Você também fica sabendo se o automóvel provém de algum tipo de salvado, que são aqueles acidentes com perda total, em que o carro é leiloado e recuperado e, com a estrutura abalada, oferece sério risco ao condutor.

Facilidade na revenda

A vistoria cautelar facilita a revenda, afinal, você pode mostrar o laudo para os interessados no automóvel. Com um atestado de uma empresa especializada garantindo as condições legais e técnicas do carro, os compradores em potencial ficarão muito mais seguros e propensos para fazer uma proposta.

 

*Fonte: CarCheck

contato Faça contato para saber mais sobre Vistoria Cautelar Veicular.


Compartilhe:

Avenida Prudente de Morais, 840 sala 404 Bairro Cidade Jardim BH/MG

++ 55 (31) 3267-0949

contato@saletto.com.br