Saiba o que são imagens térmicas e como as inspeções são mais eficientes utilizando-as

Por que as inspeções de imagens térmicas por infravermelho são ótimas para a primeira compra de uma residência?

Preston Sandlin *

Os compradores de imóveis, pela primeira vez, podem usar toda a ajuda possível no processo de compra. As câmeras de imagem térmica infravermelha detectam as principais mudanças de temperatura em diferentes áreas de uma casa, identificando pontos problemáticos nunca obtidos a olho nu ou pontos que uma inspeção visual poderia apenas sugerir. Uma casa aparecerá como quente ou fria a medida que a examinamos com uma câmera sensível à radiação infravermelha.

 

O que a imagem infravermelha revela durante as inspeções

A umidade é um grande problema revelado durante essas inspeções, incluindo fontes ocultas de mofo e vazamentos em telhado e postes, que indicam ninhos de cupins. Também são revelados problemas elétricos, além de perda de calor e energia, rachaduras na fundação, problemas estruturais, falta de isolamento, falhas de ventilação e infestações por roedores. Vamos passar por alguns problemas típicos que encontramos com a câmera, o que pode gerar uma grande economia de dinheiro.

 

Vazamentos no telhado

A água, normalmente, liberta seu calor a uma taxa mais lenta do que os materiais de cobertura circundantes, devido à sua alta capacidade térmica. A visualização de uma área que apresenta acumulação de umidade, com apenas uma imagem, é mais adequada de ser feita durante a noite, no momentos em que a temperatura externa começa a cair. Os materiais de cobertura liberaram seu calor mostrando azul ou roxo na imagem, enquanto os materiais hidratados ainda estarão quentes e aparecerão vermelho ou laranja na imagem. A imagem no canto superior direito mostra um vazamento ruim no inverno, tornando-se azul à medida que o frio se infiltra na casa quente.

 

Falhas elétricas

Identificar a fonte de problemas elétricos, com rapidez e precisão, agregará grande valor a uma casa, evitando ferimentos e danos materiais. A imagem terá marcas amarelas sempre que houver danos aos sistemas elétricos, facilitando a localização e oferecendo uma lista de reparos a serem realizados (como você pode ver na imagem inferior direita da luminária).

 

Defeitos estruturais

Quando examinamos paredes, pisos e tetos com a câmera, notamos diferenças de temperatura e condutividade, o que nos informa sobre os componentes estruturais ausentes ocultos e sobre as partes danificadas desses componentes. No topo do isolamento ausente (que você pode ver na foto mais à direita abaixo), muitas casas mostram paredes úmidas do porão, que podem ser uma fonte potencial de mofo.

As informações fornecidas pelas inspeções de imagem térmica são extremamente valiosas para o proprietário ou comprador em perspectiva de uma casa. É importante notar, entretanto, que as inspeções residenciais por infravermelho apresentam limites, de modo que os resultados devem ser interpretados por um especialista que compreenda sobre possíveis fontes de erro em medições como áreas secas, calor refletido e o limite de leituras de superfície.

Ao comprar sua casa dos sonhos, verifique se ela não apresenta dores de cabeça ocultas, utilizando uma inspeção residencial de imagem térmica por infravermelho. Os vendedores domésticos não querem que problemas inesperados (especialmente os de fácil correção) surjam e afugentem um potencial comprador quando eles realizam uma inspeção. Mesmo os proprietários atuais de imóveis sem intenção de venda se beneficiariam com a inspeção térmica. A tecnologia de infravermelho é um bom complemento para uma inspeção visual e não nega a necessidade de um inspetor com experiência e conhecimento de todos os sistemas que compõem uma casa. Como sempre, escolha sabiamente!

 

* Preston Sandlin é membro orgulhoso da NCLHIA e da Charlotte Regional Realtors Association. Ele é proprietário e fundador da  Home Inspection Carolina em Charlotte, o que lhe permitiu inspecionar milhares de casas em todos os municípios vizinhos. Preston oferece seminários sobre cupins, ratos e imagens térmicas, também ministra aulas de inspeção residencial.

 

Referência

https://www.amerifirst.com/amerifirst-blog/bid/104299/why-infrared-thermal-imaging-inspections-are-great-for-a-first-home

Acessado em 12/06/2020


Compartilhe:

Av Rua Guaicuí, 715 – Bairro Luxemburgo – Belo Horizonte/MG CEP 30380-342

++ 55 (31) 3267-0949

hello@salettoENG.com