PARTICIPAMOS: Perícias em condomínio – A atuação da Engenharia Diagnóstica

Por:Mídias
Destaque | Engenharia | Vistoria & Inspeção

27

Maio 2020

No dia 12 de maio, o Instituto de Engenharia, com o apoio do CREA-SP, promoveu um Webinar a respeito do tema: Perícias em condomínio – A atuação da Engenharia Diagnóstica. O evento online contou com a participação do Engenheiro Civil Jerônimo Cabral, do Engenheiro Marco António Gullo e da Mediadora Miriana Pereira Engenheira Civil e professora universitária.

Cabral iniciou o Webinar abordando o PPEEU (P= planejamento, P=projeto, E= execução, E=entrega e U=uso) na engenharia diagnostica, que contempla as fases do processo construtivo que todas as edificações devem percorrer.

Cabral fala sobre a importância da gestão de manutenção, pois para uma edificação atingir sua vida útil ela deve necessariamente sofrer ações de manutenção ao longo da vida útil.

Cabral também fala sobre a Incumbência dos intervenientes, que para o processo construtivo em suas diferentes fases requer ações concretas de diferentes intervenientes. Foi abordado que o desempenho da edificação funciona como uma corrente, e cada elo dela representa o projetista, o construto, o fornecedor e o usuário, sobre pena que se algum dos elos falhar a corrente se quebra e você terá uma degradação da edificação.

Gullo fala sobre os detalhes práticos das contratações, dos engenheiros diagnósticos pelos condomínios prediais, onde aborda as boas práticas na hora da contratação, como descrever precisamente quais serviços serão prestados, destacar as limitações de trabalho de acordo a ferramenta diagnóstica prestada e destacar que o documento expedido é contemporâneo à época da promoção das vistorias.

Já na proposta segundo Gullo, deve conter alguns detalhes como: Forma de Pagamento, Prazo, documentar por e-mail todo pedido e recebimento de documentos, se o contratante fornecerá os projetos, se pode ocorrer a prorrogação da data de entrega entre outros detalhes.

Para finalizar Gullo fala sobre coisas importantes para constar no final do laudo: as anomalias construtivas que foram demonstradas e coletadas de forma amostral, não sair mensurando altura de degrau, todos os tamanhos dos compartimentos técnicos, cabe ao contratante conferir as condições de uso e que caberá ao condomínio durante toda a vida útil do edifício a contratação de profissionais e promover inspeções.

Acesse o site do Instituto de Engenharia link para assistir o webinar: https://www.institutodeengenharia.org.br/site/2020/05/12/pericias-em-condominio-a-atuacao-da-engenharia-diagnostica/

Escrito por: Josiel Gomes e Arthur Costa

 

contato Faça contato para saber mais sobre Vistoria Cautelar de Vizinhança.


Compartilhe:

Av Rua Guaicuí, 715 – Bairro Luxemburgo – Belo Horizonte/MG CEP 30380-342

++ 55 (31) 3267-0949

hello@salettoENG.com