CASE: análise de vibrações causadas por linha férrea em moradias e galpões

Por:Mídias
Case | Engenharia | Vistoria & Inspeção

06

jan 2020

O sismógrafo é usado na engenharia para fazer a medição de vibrações existentes tanto num local urbano, quanto em máquinas industriais. Para seu uso, é necessário um certificado de calibração em dia, pois sem isso, pode afetar seriamente o resultado de uma inspeção.

Essa análise é importante para averiguar causas de possíveis problemas em construções, como rachaduras e fissuras, ou para ser feita uma manutenção preditiva em máquinas, visto que se pode verificar a integridade do aparelho a partir das vibrações emitidas pelo mesmo, dessa forma, é possível solucionar um problema futuro, antes do mesmo acontecer.

EXPERIÊNCIA PRÁTICA

Em uma área na região metropolitana de Belo Horizonte, proprietários de residências próximas começaram a questionar rachaduras e fissuras em suas casas após o início de uma obra na região. Após essas queixas, o proprietário da obra fez uma solicitação de perícia com a Saletto.ENG para descobrir as causas das patologias.

Sismógrafo posicionado para a medição
Acervo pessoal

Durante a perícia, foi constatado que as residências foram construídas em uma área irregular, menos de 15m de distância de uma ferrovia. Com isso, essas casas estão sobre uma área de risco, que podem sofrer patologias pelas vibrações decorrentes da passagem do trem.

Dessa maneira, a solicitante fez o pedido da análise das vibrações durante a passagem do trem, e o índice de dano a estrutura decorrente dessa vibração. Com o propósito de fazer essa medição, houve uma parceria com empresa especializada em análise de vibrações.

Sismógrafo fazendo a medição durante a passagem do trem
Acervo pessoal

O especialista fez toda análise de vibrações nas residências próximas a linha férrea. Com isso, percebemos que o índice das vibrações era danoso as estruturas das residências. Porém, esse dano ocorria por uma junção de problemas devido às falhas estruturais que foram constadas na inspeção, como falta de manutenção, construção de forma inadequada, área de terra argilosa, etc.

DICAS

  • Fazer a calibração do aparelho antes do uso;
  • Posicionar o aparelho de forma correta para não ocorrer desvios;
  • Criar um relatório dos resultados para identificar se as vibrações são danosas.
  • Verificar se o pacômetro tem certificado de calibração atualizado.

Faça contato para saber mais sobre Vistoria Cautelar.


Compartilhe:

Avenida Prudente de Morais, 840 sala 404 Bairro Cidade Jardim BH/MG

++ 55 (31) 3267-0949

hello@salettoENG.com