Semana da Engenharia em BH traz novidades e tecnologias para energia renovável e aplicações

Por:Mídias
Engenharia

23

dez 2019

Na noite do dia 12/12/19, a Sociedade Mineira de Engenheiros proporcionou um debate sobre energias renováveis, suas tecnologias e aplicações. Para isso, convidou três engenheiros que são especialistas nesse tema. A coordenadora da palestra Marita Areas de Souza Tavares deu a palavra para o primeiro palestrante da noite, Alexandre Heriger Lisboa.

Durante sua palestra, o convidado, que é Engenheiro Elétrico especializado em placas fotovoltaicas, demonstrou sua preocupação com as fontes de energia que serão usadas no futuro. Em sua fala, ele crítica a falta de eficiência energética e as perdas durante as transmissões, o que deixa a energia mais cara para o consumidor. Além disso, disse que as empresas têm que dar um foco maior no cliente, pois eles têm encontrado formas de energia mais baratas e limpas, como o chuveiro aquecido por painel solar, mesmo com um material e instalação mais caros, têm muitas vantagens a longo prazo, pois é uma fonte renovável.

Palestrante Alexandre Heriger Lisboa

No final do seu discurso, ele cita a importância do avanço tecnológico, pois dessa forma, criam soluções energéticas com mais eficiência, diminuindo as perdas e abaixando o preço para a população. Além disso, comentou sobre um problema de recursos que pode acontecer futuramente, devido as cidades terem 50% da população mundial, 80% do consumo de energia e 75% das emissões de carbono, e esses números só tendem a aumentar, além do aumento populacional. Com isso, citou soluções para os problemas abordados, que são aumentar a eficiência energética, aumentar a capacidade de armazenamento energético, competição entre empresas de energia sem monopólio e eletropostos para poder aumentar a produção de veículos elétricos.

A segunda palestrante foi Cicéli Martins, que é Engenheira Elétrica especializada em GD (Geração Distribuída), em sua fala, fez uma avaliação do impacto da inserção da geração distribuída de energia elétrica. Durante a palestra, concordou com Alexandre sobre as perdas técnicas de energia, que aumenta o custo de produção. Ademais, explicou problemas na geração distribuída no estado de Minas Gerais, principalmente no norte de Minas, visto existe uma terra barata no local para a implantação de fazenda solares, porém uma grande distância entre as estações, então dificulta a transmissão e encarece o produto. Outro tema citado foi sua participação na organização internacional CIGRE (Comitê Internacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica), que trata sobre o desenvolvimento do sistema de energia no planeta.

Palestrante Cicéli Martins

Na última palestra da noite, Joice Laís Pereira, que é Engenheira de Energia especializada em energia eólica, que foi o tema da sua palestra. Em sua fala, disse sobre o aumento da demanda energética no futuro e que atualmente nós vivemos um cenário de transição energética, que é a troca de energias não renováveis por energias limpas, e que para isso, é necessária uma mudança de paradigma. Além disso, a engenheira criticou o fato do pensamento de evolução tecnológica sendo que existem pessoas que ainda não tem acesso à energia. Ademais, abordou sobre os desafios e perspectivas da energia eólica no Brasil, visto que é uma energia com dificuldades que depende de um fator que não é controlado pelo homem. Apesar das dificuldades, é um projeto que cresceu 15% nos últimos anos no Brasil, mesmo com a crise econômica existente no país.

Palestrante Joice Laís Pereira

Durante sua palestra, ela mostrou como a energia eólica vem funcionando bem, principalmente na região Nordeste, que na região o fator do vento é favorável, e funciona melhor que lugares europeus que são especializados nesse tipo de energia. Também citou o fato de 2018 ter sido o recorde de geração de energia no Nordeste, graças ao avanço da energia eólica, que gera muitos investimentos para a área. Por fim, mostrou como essa tecnologia traz benefícios socioeconômicos para a população, principalmente na geração de empregos, tanto de engenheiros como de mão-de-obra.

Inicio da palestra na SME

Faça contato para saber mais sobre Gestão de Projetos.


Compartilhe:

Avenida Prudente de Morais, 840 sala 404 Bairro Cidade Jardim BH/MG

++ 55 (31) 3267-0949

hello@salettoENG.com