Fotos para laudo de avaliação e perícia: você sabe como fazer?

Por:Mídias
Vistoria & Inspeção

20

fev 2020

Perícia e avaliação são ramos comuns na engenharia. Ambas podem ser feitas em máquinas e equipamentos, ou em casas e prédios. Ao final, gera-se um laudo técnico de avaliação e perícia, ou apenas um laudo de avaliação ou de perícia, dependendo do que foi contratado.

Para um laudo completo, normalmente são usadas fotos pontuais, que servem como provas de patologias existentes ou que comprovem as informações colhidas. Dessa forma, alguns engenheiros ficam em dúvidas de como tirar essas fotos e de qual forma elas devem ser inseridas no laudo, por isso, tentaremos esclarecer essas dúvidas da forma mais prática possível.

No momento da realização das fotos, o profissional sempre deverá posicionar a câmera de forma que a posição da foto seja horizontal. Em seguida, conferir com cuidado a qualidade da imagem, também analisar se ela está adequada e a patologia visível.

Foto de uma perícia realizada pela Saletto.ENG
Fonte: Acervo pessoal

Como pode ser observado na foto acima, é sempre necessário que a foto seja registrada com a data, horário e localização de onde foi tirada. Isso é de extrema importância em um laudo, para conferir que a localização e horário batem com a perícia ou avaliação. Na internet, podem ser encontrados aplicativos que fazem essa função, facilitando a vida do vistoriador.

O profissional deverá elaborar o laudo, colocando as fotos tiradas durante a visita ao local, no contexto certo e centralizada. Ao incluir as fotos no laudo precisa identificá-las com uma legenda numerando cada fotografia. Lembre-se que todo laudo deverá estar de acordo com a NBR 13752.

DICAS:

  • Usar a câmera deitada;
  • Conferir a qualidade da imagem;
  • Ter data, hora e local na foto;
  • Colocar legenda na foto dentro do laudo;
  • Sempre deixar as imagens centralizadas.

Compartilhe:

Av Rua Guaicuí, 715 – Bairro Luxemburgo – Belo Horizonte/MG CEP 30380-342

++ 55 (31) 3267-0949

hello@salettoENG.com