NBR ISO 55000 e a confiabilidade na gestão da informação

Por:Editor Saletto
Engenharia

06

mar 2017

Atualmente a confiabilidade é um tema muito discutido, para obter informações confiáveis são inventadas diversas ferramentas para identificar falhas e minimizar os impactos nos custos, riscos e desempenho dos ativos físicos e humanos. Porém muito se falam da confiabilidade das máquinas e pouco do sistema que a gerencia, ou seja, do “guarda-chuva” que suporta todos os outros sistemas.

Segundo a NBR ISO 55000 toda organização que pretende atingir o equilíbrio desejado entre custo, risco e desempenho deve ter sistemas para gestão de ativos. É fundamental que sistemas como ERP que gerenciam toda a organização e muitos sistemas em seu banco de dados possuam relatórios de confiabilidade das informações, eficiência e eficácia do sistema.

O sistema SAP, por exemplo, é utilizado como um super sistema pela maioria das multinacionais. Mas não basta ter esse super sistema, é preciso ter conhecimento para usufruir de todos os recursos que ele pode oferecer.

A figura abaixo mostra 29 planos de manutenção em falha, uma confiabilidade de 99,3%. Temos neste caso 4163 planos de manutenção ativos e 29 deles estão em falhas. A pergunta é: estes planos de manutenção são de equipamentos críticos? Se sim, como estão saindo produtos destes ativos? Se forem medicamentos podem estar matando pessoas? Se forem aviões podem cair?

O índice ideal seria 100% e não críticos 99%.

O grande problema é medir apenas as falhas das máquinas e não ir um pouco mais a fundo. Atualmente com a transição entre as maquinas e o homem é cada vez mais difícil caminhar pensando somente em máquinas e não medir a eficácia dos sistemas.

Para solucionar esse problema é preciso desenvolver conhecimentos para a realidade atual da nova geração da internet das coisas industriais que é gerenciada pela rede com inteligência artificial.

Para participarmos desta nova geração da internet com uma boa gestão de ativos devemos conhecer a fundo os sistemas e principalmente o “Sistema Mãe” que é responsável por gerenciar todo o sistema seja ele Sap, Oracle, Mes ou IBM.

*Fonte: Linkedin Artigo Jefferson Fujarra

contato Faça contato para saber mais sobre Treinamento e Implantação de Softwares para Engenharia.


Compartilhe:

Rua Guaicuí, 20 – Bairro Coração de Jesus – Belo Horizonte/MG CEP 30380-380

++ 55 (31) 3267-0949

hello@salettoENG.com

×