NR12: palestras na Belgo Bekaert abordaram questões técnicas e legais

Por:Mídias
Destaque | Engenharia

20

Mar 2019

No dia 14 de março estivemos na sede da BELGO BEKAERT ARAMES em Contagem/MG onde ocorreu o evento técnico NR12 – Aplicações em segurança de máquinas para a indústria. Nesta oportunidade as palestras puderam abordar a norma regulamentadora NR-12 (conceitos e atualizações no uso de equipamentos). Os palestrantes apresentaram soluções e aplicações em segurança de máquinas para a indústria. O evento promovido pela ETECNH contou com a parceria da BECKHOFF, MGA AUTOMAÇÃO, ROSS e WEG e o apoio da ARCELORMITAL e BEKAERT.
O coordenador técnico da MGA Automação Industrial, Breno Silote, em sua palestra apresentou qual a documentação necessária para o atendimento à NR-12, a importância da gestão desses documentos e exibiu um fluxo com procedimentos para validação – adequação que visa torna o equipamento mais seguro para operação.

O Engenheiro Breno Silote ministrando o tema “Gestão de documentação da NR-12”. Fonte: Saletto Engenharia, março de 2019.

Ainda em sua apresentação Silote apresentou o Aplicativo online NR-12 Fácil que permite armazenar e gerenciar a documentação NR-12 de maquinas e equipamentos em um único lugar de forma segura e fácil de usar.

Aplicativo NR-12 Fácil – Gestão Simplificada.
Fonte: Saletto Engenharia, março de 2019.

Representando a ROSS CONTROLS o consultor técnico comercial Osvaldo Rodrigues Jr. explicou a diferença entre as categorias das válvulas de segurança, em sua palestra com o tema: ” Válvulas de segurança para atender requisitos específicos da NR-12″. Em sua apresentação ele mostrou ainda a válvula de segurança dupla com monitoramento e memória o que diminui a pressão residual e assim evitar falhas quando necessário utilizar o equipamento.

Válvula de segurança dupla. Fonte: Saletto Engenharia, março de 2019.

O consultor da norma NR-12 José Amauri em sua apresentação esclareceu que “ É impossível trazer segurança a máquina apenas utilizando a NR-12, é necessário utilizar normas técnicas como auxilio”. Segundo Amauri para obter uma máquina segura é necessário realizar a análise de riscos, gravidade da lesão, frequência o tempo na área de risco, possibilidade de evitar falhas e danos entre outros procedimentos.

Consultor da NR-12 José Amauri. Fonte: Saletto Engenharia, março de 2019

 


Compartilhe:

Avenida Prudente de Morais, 840 sala 404 Bairro Cidade Jardim BH/MG

++ 55 (31) 3267-0949

contato@saletto.com.br