CASE: Uso do pacômetro em inspeções, aplicações e orientações

Por:Mídias
Case | Engenharia | Vistoria & Inspeção

27

dez 2019

O pacômetro, um detector de materiais, é essencial na área de perícia de construção civil. Esse aparelho ajuda a detectar materiais construtivos não visíveis numa inspeção. O objeto, além de ser pequeno e fácil de usar, funciona como um scanner e faz uma análise dos elementos estruturais. Além disso, possui uma metodologia não destrutiva e preventiva, visto que apresenta os materiais presentes dentro de paredes, pilares ou vigas, impedindo uma perfuração inadequada e facilitando a inspeção, pois não precisará quebrar a estrutura para verificar como estão as barras de aço, por exemplo, dentro da parede.

TIPOS

O detector possui variações, algumas mais avançadas e outras mais simples, porém sempre capazes de fazer análise em vários materiais como concreto, alvenaria e drywall. Segundo a Bosch, uma empresa multinacional que produz o aparelho, o pacômetro pode verificar os materiais não visíveis, o D-tect 120 usado na Saletto pode detectar materiais até 100mm dentro de uma parede, porém essa distância muda, de acordo com a tecnologia presente no mesmo. Os modelos mais avançados também são capazes de identificar o diâmetro aproximado das barras de aço presentes na construção. Há também uma diferenciação dos objetos que os aparelhos conseguem identificar, os mais tecnológicos identificam não só o aço bem como tubos de PVC, fiações elétricas, madeira e tubos de cobre.

Modo de operação – Dtect-120.
Fonte: Bosch, 2019

Os detectores possuem uma variação grande de preço no mercado, de R$ 500,00 até aproximadamente R$ 5.000,00. Ao escolher um aparelho para sua empresa, deve ser analisado qual o objetivo de uso, e se o modelo atende essas funções. É recomendado um aparelho compacto para conseguir uma análise em áreas mais estreitas de difícil acesso e com uma bateria duradoura para não ocorrer problemas caso a inspeção gaste muito tempo, além dos requisitos técnicos essenciais do aparelho no tipo perícia realizada.

Fonte: AECweb, Robert Bosch GmbH

EXPERIÊNCIA PRÁTICA

Como dito anteriormente, o uso prático do pacômetro é para a análise de materiais estruturais não visíveis na construção. Na Saletto Engenharia de Serviços, durante as perícias em construções é usado o detector D-tect 120 professional da Bosch, que consegue identificar objetos de metal, madeira, encanamento e cabos presentes nas paredes, vigas ou pilares.

Para usar o aparelho, após liga-lo, deve-se selecionar o modo de uso, ou seja, qual o tipo de material que será inspecionado, nele existem as opções de drywall, alvenaria e concreto. Ademais, deve-se colocar o objeto na superfície que será analisada e fazer um percurso linear, como um scanner. Durante a análise, o aparelho emite três luzes e sinal sonoro para a identificação dos materiais dentro da estrutura. A luz verde indica que não possui nenhum material, a amarela e um sinal sonoro é que existe um objeto próximo, e a vermelha juntamente com um aviso sonoro é que existe um material no local. Após a detecção, o aparelho mostra em seu painel setas indicativas para a localização do centro do objeto presente na estrutura, quando esse centro é encontrado, uma cruz é apresentada no painel. Dependendo do aparelho, também é indicado o tamanho do diâmetro do material.

Pacômetro indicando presença de material no interior da parede.

A detecção acontece devido a uma leitura magnética que acontece da interação das barras de aço e um campo magnético de baixa frequência criado pelo aparelho. Nos aparelhos mais sofisticados, a detecção acontece por um ensaio de georadar ou GPR, que é uma propagação de ondas eletromagnéticas em alta frequência.

Fonte: AECweb

Uso do pacômetro para identificar as barras de ferro

DICAS

  • Antes de iniciar os trabalhos leia por completo o manual de uso e manutenção do equipamento;
  • Passar o aparelho lentamente no local a ser analisado;
  • Ficar atento aos sinais sonoros e luminosos;
  • Conferir o modo de operação antes do uso;
  • Verificar se o pacômetro tem certificado de calibração atualizado.

Faça contato para saber mais sobre Vistoria Cautelar.


Compartilhe:

Avenida Prudente de Morais, 840 sala 404 Bairro Cidade Jardim BH/MG

++ 55 (31) 3267-0949

hello@salettoENG.com