Business Intelligence na Engenharia de Custos

Por:Editor Saletto
Destaque

27

jan 2022

A Engenharia de Custos é caracterizada principalmente pelo grande consumo de bases de dados de composições para orçamentos sistematizados em tabelas como SINAPI, SICRO, TCPO ou de uma base própria de uma empresa. São inúmeros parâmetros que envolvem uma composição como unidade de medida, como custo unitário, tipo dos insumos (mão de obra, equipamento, material), índices de consumo e de produtividade dentre outros.

Existem no mercado brasileiro uma vasta oferta de softwares desenvolvidos especificamente para o desenvolvimento de orçamentos. Contudo, estas soluções de TI se baseiam em carregamento de informações dos bancos de dados e edição do orçamento, podendo-se “ajustar” o valor de custo de um insumo recorrente como cimento, por exemplo, e isto refletir em todas as demais composições em que este insumo estiver presente.

Os relatórios resultantes destes softwares são normalmente em estrutura de tabela e quando de dispõe de gráficos, eles se propõem em informar sobre um único tema somente em cada relatório.

Bom, até agora não falei nada sobre como o Power BI entra nessa história, mas era preciso contextualizar o tema para compreender melhor como o conceito de Business Intelligence tem aplicação na Engenharia de Custos.

O Power BI é uma solução onde se conecta e visualiza os dados para obtenção de conhecimento e entendimento sobre diversos tipos de estudos, como, por exemplo, um orçamento de Engenharia.

Imagine que após desenvolver o seu orçamento seja possível entende-lo no nível de profundidade que quiser, podendo-se analisar o impacto financeiro de um grupo de insumos como ferragens ou o impacto financeiro de um único tipo de material como telas soldadas, por exemplo. No BI essa análise não necessita de se conhecer em qual planilha ou tabela está discriminada aquela despesa que pode ser decisiva para um negócio ser concretizado, tudo pode estar em um único relatório, dinâmico e interativo, que pode te mostrar qualquer informação e sua relação com o todo ou parte.

Sugestão para quem está buscando mais precisão e acurácia em seus orçamentos de Engenharia é desenvolver suas rotinas de orçamentação com o software de sua escolha, este mesmo que você usa a tanto tempo, mas que busque formas de transferir os dados para uma ferramenta de análise de dados e inteligência de negócio como o Power BI. A partir de suas análises, encontre oportunidades de redução de custos ou mesmo riscos não mapeados de prejuízos e volte ao software para ajuste fino de seu orçamento.

Por Romário Lopes


Compartilhe:

Rua Guaicuí, 20 – Bairro Coração de Jesus – Belo Horizonte/MG CEP 30380-380

++ 55 (31) 3267-0949

hello@salettoENG.com

×