CASE: Desenvolvimento de Dispositivos para o Setor de Energia

Por:Mídias
Case | Destaque | Engenharia | Vistoria & Inspeção

06

Jun 2018

Neste estudo de caso vamos relatar a experiência da Saletto Engenharia na criação e implantação de soluções para gestão de ativos em usinas de geração de energia elétrica. O primeiro case relata o desenvolvimento de um dispositivo para inspeção de tubulação em espaço confinado de um conduto de pequena central hidroelétrica (PCH). Já no segundo caso de estudo apresentaremos a criação e montagem de um sistema para limpeza de painéis solares para geração fotovoltaica.

Os condutos em unidades de geração a partir de hidroelétrica sofrem com o passar dos anos desgaste, podendo interromper a passagem de água ou detritos. A necessidade apresentada por um cliente foi a inspeção de um conduto utilizado para limpeza sanitária da barragem. A tubulação original, em aço carbono e recoberta por concreto, estava demonstrando entupimento e desgastes. A partir desta necessidade de inspeção desenvolvemos um sistema para inspeção utilizando câmera em 360 graus.

Imagem 1– Desenvolvimento Utilizando Software 3D

 

Imagem 2 – Produção do Dispositivo de Inspeção de Tubulação

 

Imagem 3 – Dispositivo Sendo Conduzido no Interior da Tubulação a ser Inspecionada

Inicialmente modelamos em software 3d para aprovação junto ao cliente. Em seguida fizemos testes na tubulação sem o dispositivo para avaliarmos até onde era possível adentrar o conduto, devido a entupimentos e ângulos de 45 graus, gerando certa dificuldade. O dispositivo foi fabricado em alumínio, contendo uma câmera que filma em alta resolução e 360 graus. Acoplado ao dispositivo instalamos uma outra câmera com infravermelho para visualizar em tempo real.

Video – Aplicação em 360 graus da inspeção

A outra necessidade foi levantada por um cliente que realiza manutenção e operação de usinas de energia (geração por turbinas de água ou fotovoltaica). A limpeza dos painéis fotovoltaicos é sempre onerosa e às vezes de difícil acesso. Pensando nisso surgiu a necessidade da criação e montagem de um sistema que realizasse a limpeza.

Imagem 4 – Painéis Fotovoltaicos Expostos ao Tempo e Acúmulo de Poeiras e Outros Detritos

Imagem 5– Aspersor Produzido na Nossa Impressora 3D

O projeto está em andamento e nesta oportunidade temos utilizado engenharia 3d, impressão 3d e análise de fornecedores locais. O produto esperado é um sistema que realize a limpeza em menor tempo e custo do que o convencional. Ao término dos serviços de limpeza foi pensado a utilização de drone para inspeção.


Compartilhe:

Avenida Prudente de Morais, 840 sala 404 Bairro Cidade Jardim BH/MG

++ 55 (31) 3267-0949

contato@saletto.com.br