Como otimizar serviços de manutenção de sistemas de energia fotovoltaica

Por:Editor Saletto
Destaque | Engenharia | Notícia

20

Maio 2021

Sistemas de geração de energia solar são ótimas opções para quem precisa economizar na conta de luz e prefere seguir por um caminho ecologicamente sustentável. Já há alguns anos o Brasil assiste um crescimento gigantesco nas instalações de geradores de energia solar com painéis fotovoltaicos, aquecendo o mercado.

Empresas que oferecem esse tipo de produto sabem que a manutenção de sistema de energia solar é um serviço preventivo muito importante para a durabilidade dos painéis, geradores e conexões. Mas você sabe como otimizar esse serviço? Continue lendo o post para descobrir mais!

A importância da manutenção de sistema de energia solar

Assim como qualquer outro equipamento, as placas fotovoltaicas, os inversores, as baterias e o cabeamento precisam de cuidados periódicos para manter o bom funcionamento. No caso dos sistemas solares, isso é ainda mais importante, já que a principal parte (os painéis) fica exposta às intempéries.

Dessa forma, além de monitorar possíveis danos nos componentes elétricos do sistema, oferecer um serviço de manutenção dos painéis é essencial para que eles funcionem corretamente.

Folhagens, fezes de pássaros, poeira e sujeiras provenientes da poluição urbana podem atrapalhar muito o rendimento energético do sistema.

A grosso modo, a manutenção das placas solares consiste na lavagem com água e sabão, ao menos uma vez ao ano. Entretanto, muitos consumidores acabam deixando esse serviço a cargo da própria chuva, o que pode complicar a situação, uma vez que as sujeiras mais consistentes não sairão.

É necessário lavar as placas solares com água e sabão ao menos uma vez ao ano.

Além da lavagem, é interessante estar sempre de olho na condição física do equipamento, principalmente após períodos de chuvas e tempestades. Apesar de muito resistentes a danos e impactos, chuvas de granizo, por exemplo, podem danificar a integridade do vidro que cobre os painéis, comprometendo todo o sistema.

Por isso, oferecer para seus clientes o serviço de manutenção periódica e preventiva não é só garantir a qualidade do produto que você comercializa, mas principalmente colocar à disposição do seu público um atendimento de qualidade com suporte de excelência, fidelizando ainda mais os consumidores.

Tipos de manutenção de sistema de energia solar

Como você deve saber, não existe só um tipo de manutenção a ser feito em sistemas de energia solar. A seguir, contamos quais são os principais e dicas para efetuar esses serviços.

Procedimentos de limpeza

De nada adianta oferecer um serviço de manutenção de sistema de energia solar se sua equipe não domina os procedimentos. Entender quais produtos usar, como realizar a limpeza, quais pontos observar na parte elétrica, entre outras ações, é fundamental para conseguir prestar um serviço de qualidade.

Além da água e sabão para limpeza de painéis fotovoltaicos, é recomendável, no mínimo, utilizar uma escova macia ou, até mesmo, um rodo com lâmina plástica envolto em um pano, garantindo que as placas não sejam arranhadas no processo. Existem materiais específicos para esse tipo de trabalho, que contam também com extensões, evitando a subida nos telhados.

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva é uma das mais importantes para o correto funcionamento do sistema de energia solar. Inspecionar periodicamente e, é claro, manter os painéis fotovoltaicos limpos e sem impedimentos, é o primeiro passo para evitar maiores problemas.

Como diria o ditado, é melhor prevenir do que remediar. E isso se aplica exatamente aos sistemas de energia solar. Adotar medidas de prevenção de danos é garantir a durabilidade dos produtos, evitando gastos desnecessários de correção.

A manutenção preventiva consiste em adotar medidas de prevenção de danos.

Manutenção preditiva

Além da manutenção preventiva das condições gerais do sistema, outro tipo de manutenção deve ser feito com regularidade: a preditiva. Ela é a responsável por monitorar o desempenho e as condições do sistema. Ou seja, além da limpeza anual, é interessante inspecionar os seguintes itens:

  • sujeira presente nos painéis;
  • sombreamento no sistema;
  • vidro protetor dos painéis;
  • tubulações e parte elétrica;
  • telhado e fixação do sistema;
  • sistema de ventilação;
  • bombas, baterias, válvulas e ventiladores, quando se aplicam.

Manutenção corretiva

A manutenção corretiva, como o próprio nome já diz, é aquela realizada para corrigir algum problema encontrado no sistema de energia solar. Caso os processos preventivos e preditivos tenham sido corretamente adotados, ela somente será necessária em ocasiões de danos imprevisíveis.

Esse é o caso, por exemplo, das rachaduras causadas por chuvas de granizo. Por mais resistentes que os painéis sejam, é impossível prever a intensidade desse tipo de fenômeno, que pode danificar o vidro protetor das placas.

Portanto, após esse tipo de evento, é sempre interessante verificar a integridade do sistema, realizando uma manutenção corretiva para descobrir se tudo está em ordem.

Dicas para otimizar a manutenção

Agora que você já sabe todos os tipos de manutenção, vamos listar algumas dicas para que você possa otimizar esses serviços e ter melhores resultados na sua empresa.

Ofereça sistemas de alta qualidade

O primeiro aspecto para se desenvolver uma boa estratégia de manutenção é contar com produtos de alta qualidade. Invariavelmente, quanto maior for a qualidade do sistema comercializado pela sua empresa, menores serão as chances de danos, sendo necessária apenas a manutenção preventiva.

Produtos de alta qualidade tendem a sofrer menos com as intempéries às quais ficam expostas as placas fotovoltaicas. A resistência do vidro protetor, por exemplo, é muito influenciada pela qualidade do material. Deixar isso explícito para o cliente é fazê-lo entender a importância de se adquirir produtos premium.

Implemente um sistema de pós-venda

O pós-venda, como o nome indica, é uma etapa que procede a venda. Há alguns anos, as empresas têm investido cada vez mais nesse serviço, que além de trazer benefícios para o marketing e para a imagem, é uma forma de poder se aprimorar.

Para esse caso, ela ocorre após a instalação ou a última manutenção de sistema de energia solar. Basta entrar em contato com o cliente e verificar se ele está satisfeito com o serviço, se notou algum mal funcionamento ou se há alguma dúvida com relação ao funcionamento e à eficácia dos painéis.

Dessa forma, você antecipa eventuais problemas antes que se agravem e fiquem mais difíceis de serem resolvidos, e também melhora o relacionamento com seu cliente.

O pós-venda é uma ferramenta importante para quem pretende ganhar dinheiro com energia solar.

Faça o monitoramento dos serviços

Prestar um serviço de manutenção de qualidade significa entender as demandas e necessidades de cada cliente. Portanto, é fundamental manter um histórico das chamadas de cada consumidor, registrando os relatórios de manutenção e analisando a frequência das solicitações.

Dessa forma, a empresa consegue ter um controle claro e preciso da periodicidade e da sazonalidade em que as manutenções são necessárias, podendo inclusive oferecer o serviço antes mesmo de ser solicitado.

Isso demonstra um cuidado extra com os clientes, que nem sempre se lembrarão de realizar a manutenção de seus sistemas de energia solar.

Na maioria dos casos, saber exatamente o que foi feito na manutenção anterior não só poupa algum trabalho desnecessário, mas principalmente guia os serviços que precisam ser feitos no momento da visita.

Um negócio que demonstra conhecer a fundo as necessidades de cada um de seus clientes é vista como uma empresa que oferece um atendimento e um suporte de altíssima qualidade.

Para ter um controle sempre à mão do que foi feito e quando, você pode utilizar uma planilha, anotando sempre a data da última manutenção, o que foi feito, quais os problemas enfrentados e uma previsão de quando será necessária fazer uma nova visita.

Dê atenção à instalação

Alguns dos problemas reportados por usuários de energia solar são advindos de uma má instalação. Se, desde o primeiro momento, os painéis forem colocados de forma errada, a manutenção será mais trabalhosa.

Portanto, faça as instalações com cautela e com as ferramentas corretas, mesmo que isso demore mais. Teste tudo o que fizer diversas vezes e se coloque de prontidão nos primeiros dias para resolver eventuais complicações reportadas pelos clientes.

Mostre os resultados ao cliente

Se você atua com manutenção de sistema de energia solar, é importante que o seu cliente saiba os resultados que os seus serviços trazem. Por meio do monitoramento, você apresentará ou mostrará os ganhos na performance que o trabalho ocasionou.

Tenha mão de obra qualificada à disposição

Manutenções como a limpeza das placas solares são simples e podem ser feitas por qualquer pessoa, certo? Errado! Os painéis são produtos caros e frágeis, e necessitam de mão de obra qualificada para manipulá-los.

Uma manutenção mal feita pode ser ainda pior que a falta dela, desencadeando problemas mais graves e até prejuízos financeiros. Por isso, certifique-se de que você e sua equipe têm as habilidades e o estudo necessário para desempenhar esse papel.

Sem dúvidas, a manutenção de sistema de energia solar é um serviço que agrega muito para empresas que comercializam esse tipo de produto. Além de fidelizar os clientes, o leque de atuação aumenta exponencialmente, criando mais oportunidades para conquistar novos públicos.

Sua empresa oferece esse tipo de serviço? Quer saber como se aprofundar nesse tipo de trabalho? Assine nossa newsletter, preenchendo o formulário abaixo, e receba conteúdos com dicas exclusivas toda semana!

 

contato Faça contato para saber mais sobre Projetos de UFV.

Publicado originalmente 02/05/2019

Fonte: ALDO .BLOG


Compartilhe:

Av Rua Guaicuí, 715 – Bairro Luxemburgo – Belo Horizonte/MG CEP 30380-342

++ 55 (31) 3267-0949

hello@salettoENG.com