Equipe do CEFET-MG é campeã de competição nacional de aerodesign

Por:digitalpixel
Gestão de Projetos

15

Oct 2007

A equipe CEFAST Aerodesign, que faz parte do Núcleo de Engenharia Aplicada a Competições (Neac), conquistou o primeiro lugar na Classe Regular da IX Competição SAE Aerodesign 2007 e ainda ganhou menção honrosa por “maior peso carregado”. O avião, projetado e construído pela equipe, obteve 300,4 pontos na classificação geral ao transportar 11,9 85kg de carga útil.

A disputa é promovida pela Sociedade de Engenharia da Mobilidade – SAE Brasil e foi realizada de 4 a 7 de setembro, em São José dos Campos, no interior de São Paulo. Além do título, a equipe do CEFET-MG classificou-se para representar o Brasil na SAE Aerodesign East Competition 2008, competição equivalente promovida nos EUA pela SAE International. Também poderão participar a dententora do segundo lugar e a vencedora da Classe Aberta. Os integrantes da CEFAST competiram com 65 equipes de universidades brasileiras e algumas internacionais. As equipes brasileiras representaram 11 estados, além do Distrito Federal.

A CEFAST, que no ano passado terminou na terceira colocação, tem tradição na disputa e já havia chegado também, em outras edições, em segundo lugar. A equipe é composta pelos alunos dos cursos de engenharia do CEFET-MG Guilherme Victor da Silva, Rafael Aires Martins, Nicolau da Fonseca Bylaardt, Rodrigo Nunes Gomide, Rangel Gonçalves Braga, Sânzio Gustavo Marciano Alvarenga, Carolos Gomes Santana, Thalis Pacceli da Silva e Souza, Robert Vernier, Yuri Mendonça de Araújo e Breno Machado Barata Tavares.

Durante a competição, a equipe foi coordenada pelo professor do Departamento Acadêmico de Disciplinas Básicas (DADB) Cláudio Márcio Gonçalves Frazão. Para o docente, já estava na hora de ganhar. “Por um pequeno detalhe ou outro não havíamos ficado com o primeiro lugar ainda”, afirmou. Já o capitão da equipe, Guilherme Victor, esperava uma boa colocação, contudo sabia que a disputa seria árdua. “Esperávamos um bom resultado, mas o 1º lugar com mais de 60 equipes competindo foi uma surpresa”, disse.

Os aviões foram submetidos a uma bateria de avaliações em duas etapas distintas: Competição de Projeto e Competição de Vôo, conforme o regulamento da competição. Na Classe Regular, os aviões são projetados exclusivamente por alunos de graduação, com dimensões máximas definidas por um sólido com diagonais de 2,4m x 2,8m e altura de 0,7m, e usam motor padrão de 10 cm3. Na Competição de Vôo, todos devem percorrer, no máximo, 61m para decolar e 122m no momento do pouso.

A conquista foi emocionante, pois o avião do CEFET-MG não participou da 1ª bateria classificatória; participou da 2ª bateria, mas foi desclassificado, e na 3ª e última conseguiu se classificar e lutar pelo título. Conforme Guilherme Victor, as dificuldades iniciais não foram empecilho para a vitória. “A partir desse terceiro vôo chagamos ao primeiro lugar e não saímos mais”, lembrou.

Para o Prof. Cláudio Frazão, o prêmio tem que ser muito valorizado, pois os alunos dos cursos de Engenharia Mecânica e Elétrica do CEFET-MG venceram instituições que possuem curso de Engenharia Aeronáutica. “Isso enriquece o nome do CEFET-MG no cenário nacional”, disse. De acordo com o docente, os intergrantes da CEFAST perderam muitas noites de sono, principalmente na reta final de preparação. “A equipe preparou-se desde o início do ano entre provas e a construção do avião”, observou.

O Projeto Aerodesign é um programa de fins educacionais instituído pela SAE BRASIL. Seu principal objetivo é propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeroespacial entre estudantes e futuros profissionais desse importante segmento da mobilidade através de aplicações práticas e da competição entre equipes.

NEAC

Segundo o Prof. Cláudio Frazão, parte dessa vitória pode ser creditada ao Núcleo de Engenharia Aplicada a Competições (NEAC), que foi criado em 2004 para apoiar os estudantes nesse tipo de competição. Guilherme Victor, que faz parte da CEFAST desde 2003, também ressaltou o apoio do Núcleo no desenvolvimento das equipes de competição do CEFET-MG.

“A CEFAST já vinha crescendo, mas com a criação do NEAC as equipes passaram a existir dentro do CEFET-MG, foi possível criar um canal para que elas pudessem fazer intercâmbios entre si e gerenciar melhor o financiamento”, disse o capitão da CEFAST.

Assessoria de Comunicação Social/CEFET-MG

Saletto Engenharia de Serviços contribuiu com treinamento em Gestão de Projetos e Consultoria para o NEAC.

CEFAST


Compartilhe:

Avenida Prudente de Morais, 840 sala 404 Bairro Cidade Jardim BH/MG

++ 55 (31) 3267-0949

contato@saletto.com.br