Estivemos na DroneShow Plus em São Paulo aprendendo sobre drones e mapeamento

Por:Mídias
Destaque | Engenharia

21

Nov 2018

Entre os dias 6 e 8 de novembro o Mundo GEO promoveu o Drone Show PLUS com objetivo de proporcionar ao público presente trocas de experiências, atualizações tecnológicas, integração com entidades reguladoras e fortalecimento empresarial que englobam o setor de drones.
O evento ocorreu no hotel Travel Inn em São Paulo e a Saletto Engenharia teve a oportunidade de participar e assim agregar conhecimento de sua equipe. O Drone Show contou com a participação de especialistas, profissionais ligados aos setores de agricultura, inspeção, desenvolvedores de softwares, mineração além de fabricantes e representantes de drones nacionais e internacionais.

Foto 1- Drone Show Plus em São Paulo.
Fonte: MundoGeo, 2018.

Durante a exposição empresas como Horus, XMobots, Vantum, G-Drones entre outras que tiveram por objetivo apresentar ao público presente seus produtos, aplicações, tecnologias e os benefícios que agregam valor ao serviço final entregue ao cliente.

Foto 2 – O Eng. Paulo Amorim representante da empresa Santiago e Cintra apresentou 3 aeromodelos entre eles o drone de asas fixas usado quando requer realizar mapeamento aéreo em áreas de grande extensão.

Fonte: Saletto Engenharia,2018.

 

Foto 3 – O Eng. Marcos Guandalini representante da empresa Alezi Teodolini apresentou o receptor Reach RS utilizado na coleta de pontos e permiti criar projetos de levantamento para gerenciar a coleta de dados. Ao trabalhar no campo, cada ponto recebe um nome e um deslocamento personalizados. Os resultados podem ser baixados da lista de projetos.
Fonte: Saletto Engenharia,2018.

No mesmo evento o MundoGEO disponibilizou curso de drone voltados para a agricultura, mapeamento, processamentos de dados, topografia e inspeção na construção civil. O Eng. Josiel Gomes representando a Saletto Engenharia participou do Curso de Drone para Mapeamento Avançado com o instrutor George Longhitano diretor da G-Drones.

Foto 4- O Eng. Josiel Gomes e o instrutor George Longhtano após o curso.
Fonte: Saletto Engenharia,2018.

Durante o curso Longhitano abordou temas que vão desde a escolha do drone até o processamento das imagens obtidas pelo mesmo, entre os temas apresentados então os conceitos de sensoriamento remoto, aerofotogrametria, aplicativos para o planejamento de voo e como usa-los, capitação e uso de pontos de apoio além de dos assessórios que podem embarcar nos drones como câmeras e sensores.
Loghitano mostrou aos participantes a câmera Survery3 da Mapir classificada como câmera NGB, segundo ele está é ideal para estudos de vegetação, agricultura de precisão, qualidade de agua entre outras aplicações. Este dispositivo também pode ser usado para ortofotografia, onde muitas fotos são combinadas para gerar um modelo 3D.

 

Foto 5 – câmera Survey3, este modelo RGB captura a luz visível como nossos olhos. Uma câmera de luz visível para levantamento é comumente usada para capturar uma imagem colorida de referência que pode ser usada para comparar com uma imagem classificada pelo NDVI.

Fonte: Saletto Engenharia,2018.

O curso de Mapeamento com Drone proporcionou à  equipe da Saletto o conhecimento mais aprofundado no assunto e assim somar melhorias aos nossos serviços prestados.

Foto 6 – Josiel Gomes representou a Saletto Engenharia no Drone Show.
Fonte: Saletto Engenharia,2018.

Conteúdo do Curso de Drones para Mapeamento – Avançado

Fique por dentro das plataformas, sensores e captação de imagens para mapeamento por meio de drones.

Hoje, existem diversas plataformas e sensores disponíveis para mapeamento com drones. Mas qual aeronave e sensor escolher?

A coleta de dados em campo e fotografias aéreas por meio de voos com drones é uma etapa fundamental para geração de mapas com qualidade. Como realizar os voos e a coleta de pontos de apoio de modo a garantir a excelência no levantamento?

Este minicurso busca fornecer subsídios para que cada aluno consiga responder estas questões de acordo com o escopo de seus projetos e possa iniciar seus trabalhos de mapeamento por meio de drones.

Tópicos que serão abordados:
• Características e especificações de drones para mapeamento
• Multirrotores e asas fixas – diferenças e qualidades
• Conceitos em sensoriamento remoto e resoluções de sensores
• Câmeras e sensores disponíveis para embarcar em drones
• Configuração de drone e câmera para mapeamento
• Conceitos de aerofotogrametria (estereoscopia, paralaxe, sobreposição entre fotografias e cálculo de GSD)
• Aplicativos para planejamento de missões automáticas para DJI e Pixhawk
• Preparação de planos de voos
• Prevenção e solução de erros e problemas na operação de drones para mapeamentos
• Captação e uso de pontos de apoio e checagem em fotogrametria
• Processamento para checagem de alinhamento entre fotos

Instrutor : George Longhitano – G drones
Diretor da G drones, é geógrafo e mestre em geoprocessamento pela USP. Estuda e desenvolve aplicações de drones em mapeamentos desde 2005. Possui experiência de doze anos como coordenador de projetos e de nove anos como professor de cursos de graduação e pós-graduação de disciplinas de VANT e drones, sensoriamento remoto, geoprocessamento e cartografia.


Compartilhe:

Avenida Prudente de Morais, 840 sala 404 Bairro Cidade Jardim BH/MG

++ 55 (31) 3267-0949

contato@saletto.com.br