Gestão da Mudança em organizações – Parte 1 – Conceitos

Por:Editor Saletto
Destaque | Gestão de Projetos

06

abr 2023

 

CONCEITOS – GESTÃO DA MUDANÇA E CULTURA ORGANIZACIONAL

Autor: Guilherme Rodrigues – guilherme.rodrigues@salettoeng.com

Não é fácil para as organizações acompanharem o ritmo das mudanças globais, especialmente quando não dão a devida atenção à gestão das mudanças que ocorrem ao seu redor. Gerenciar mudanças efetivamente é essencial para implementar a transformação organizacional, que muitas empresas precisam fazer para manter sua sobrevivência e competitividade. A Gestão da Mudança envolve questões como cultura organizacional, liderança, resistência à mudança, aprendizagem organizacional e uso de ferramentas para implementação. Por isso, a Gestão da Mudança é cada vez mais importante para gerir projetos específicos, inovações e transformações organizacionais. Gerenciar mudanças em projetos é um processo pontual e isolado, enquanto gerenciar mudanças em transformações organizacionais é mais complexo, demorado e profundo. A aplicação da Gestão da Mudança pode aumentar a produtividade e a qualidade do trabalho, motivar colaboradores, possibilitar a troca de conhecimento e até mesmo reduzir custos e riscos.

Este material tem como objetivo consolidar os principais tópicos da gestão de mudanças organizacionais, incluindo a evolução do conceito de Gestão da Mudança, a importância da cultura organizacional, as etapas para condução da gestão de mudanças, as metodologias e ferramentas que facilitam o processo, formas de lidar com a resistência à mudança, o papel do líder e a necessidade de mudança de comportamento para que a Gestão da Mudança ocorra de forma efetiva.

Mudanças são uma constante em nossas vidas, desde crises econômicas e transformações digitais até eventos mais impactantes como a pandemia da COVID-19 ou as guerras. É impossível escapar das mudanças, pois elas afetam nossas vidas pessoais, trabalho, política, sociedade e tecnologia. Quando se trata de mudança organizacional, as empresas precisam se adaptar, inovar e se destacar em um ambiente em constante evolução. A gestão da mudança é fundamental para o sucesso de uma organização, e isso envolve mais do que apenas planos de comunicação ou estratégias. A gestão da mudança está sempre em evolução e sua aplicação nas organizações flutua entre usar perspectivas do passado e da atualidade para implementar projetos de mudança. 

Fonte: Gerolamo, Mateus Cecilio. Introdução à gestão da mudança em organizações / Mateus Cecilio Gerolamo; Ana Carolina Bertassini; Lilian Graciano Ponce. – Piracicaba, SP: Editora PECEGE, 2023.

 

Os primeiros conceitos de gestão da mudança têm suas raízes antes dos anos 90, quando se focava em entender como os seres humanos experimentam mudanças e como o sistema humano interage e reage a elas. A partir dos anos 2000, a disciplina foi formalizada e acelerada, com a criação de processos e ferramentas, cargos e papéis específicos, funções organizacionais e associações profissionais. À medida que a disciplina de gestão da mudança amadurece, seu futuro é promissor.

A administração da mudança pode ser descrita como um processo constante de aprendizado, tanto individual quanto organizacional, que busca realizar esforços temporários para alcançar uma transformação maior, com resultados que estejam em consonância com o propósito evolutivo da organização. A liderança deve levar em consideração a cultura da empresa, a fim de reduzir a resistência e aumentar o comprometimento, garantindo sua longevidade em um mundo em constante mudança. (GEROLAMO, 2019). A Gestão da Mudança busca facilitar o processo de mudança organizacional, oferecendo preparação e apoio às equipes e indivíduos envolvidos nos projetos. 

A cultura organizacional é fundamental para a excelência, sendo formada por valores compartilhados refletidos no estilo de liderança predominante, linguagens, símbolos, procedimentos e rotinas diárias, e na definição de sucesso que torna a organização única. Os valores organizacionais são princípios que direcionam o comportamento e os resultados desejáveis. 

A cultura organizacional molda o comportamento das pessoas e sua resposta a situações específicas, e os valores compartilhados aumentam a confiabilidade desse comportamento, tanto para comportamentos passivos quanto para comportamentos inovadores ou criativos. A cultura organizacional e a gestão da mudança estão inter-relacionadas, e a adaptação à cultura é fundamental para o sucesso de programas de mudança. Uma boa relação entre cultura organizacional e processos de mudança é um fator-chave para a durabilidade das mudanças propostas, e a cultura organizacional também está relacionada aos projetos de inovação. O Instrumento de Avaliação de Cultura de Inovação é recomendado para desenvolver os elementos que promovem uma cultura de inovação.

Fonte: VERA MARIA STUART; tudo o que você precisa saber sobre mudança organizacional e 3 cases de sucesso para se inspirar. Disponível em: https://setting.com.br/mudanca-organizacional/

 

Em uma organização podem ocorrer diversos tipos de mudanças, como por exemplo a troca de lideranças dos projetos da organização ou dos colaboradores envolvidos nesses projetos. Neste caso de mudança organizacional, busca-se introduzir uma nova abordagem de trabalho para as equipes. Essa medida é adotada quando a liderança atual não consegue obter os resultados esperados dos seus liderados, não compartilha da mesma visão, missão e valores da organização, não possui as habilidades técnicas adequadas para a empresa, ou simplesmente porque foi remanejado para a liderança de outro projeto no qual suas qualidades se destacam de melhor forma.

O impacto emocional decorrente da perda de um líder-chave é expresso de várias formas pela equipe do projeto como ansiedade, preocupação excessiva com o desempenho individual, resistência à nova abordagem de trabalho do novo líder etc. Para minimizar os impactos é essencial criar motivação e senso de urgência para a mudança, visando os benefícios que ela irá proporcionar para o projeto e para a equipe. A comunicação do novo líder deve ser clara e constante, de forma que expresse a missão do projeto e sempre monitorando (individualmente se possível) cada colaborador afim de esclarecer dúvidas e questionamentos e transpassando segurança.

CONTINUA em:

Gestão da Mudança em organizações – Parte 1 – Conceitos

Gestão da Mudança em organizações – Parte 2 – Processo para Implementação

Gestão da Mudança em organizações – Parte 3 – Ferramentas

FONTE:

Introdução à gestão da mudança em organizações USP 2023 . Autores: Mateus Cecilio Gerolamo; Ana Carolina Bertassini; Lilian Graciano Ponce. – Piracicaba, SP : Editora PECEGE, 2023

 

REFERÊNCIAS:

 

GEROLAMO, M. C. Introdução à gestão da mudança em organizações / Mateus Cecilio Gerolamo; Ana Carolina Bertassini; Lilian Graciano Ponce. – Piracicaba, SP: Editora PECEGE, 2023.

 

GEROLAMO, M. C. Gestão da Mudança na perspectiva do comportamento organizacional e da liderança: proposta de um framework teórico e avaliação de iniciativas acadêmicas. São Carlos, 2019. Tese (livre-docência). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, 2019.

 

JONES, G. R. Teoria das Organizações. Tradução de Luciane Pauleti e Daniel Vieira; revisão técnica de Luciana Oranges Cezarino. 6 ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2010.

 

SCHEIN, E.H. Sloan Management Review, Winter, 1984.


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