Importância do RDO para projetos de Montagem Eletromecânica

Por:Mídias
Destaque | Educação | Notícia

08

abr 2020

O relatório diário de obras (RDO) é um documento utilizado para demonstrar o desenvolvimento atual de uma obra, seja de um projeto civil ou eletromecânico. A função do RDO, é monitorar e controlar todas as atividades da equipe da obra, garantindo que as informações sejam lançadas para conhecimento e transparência do serviço ao cliente, engenheiros, fornecedores e demais partes interessadas. Nesse documento tem basicamente descrito as atividades diárias da obra, condições climáticas, imprevistos e interferências que prejudicaram a execução de algum trabalho, acidentes de trabalho, equipamentos utilizados, registro de fotos do trabalho, e comentários do contratante e contratado.  

Os projetos de montagem eletromecânica são empreendimentos de infraestrutura industrial que englobam instalações e estruturas com os mais variados equipamentos de tecnologia mecânica e eletromecânicos, como por exemplo, tubulações, instalações elétricas, estruturas metálicas, tanques, equipamentos característicos de montagem e outros. É através desse tipo de projeto de montagem, que as indústrias garantem a qualidade e a eficiência dos processos industriais. 

Figura 1 – Montagem Eletromecânica em uma usina – Fonte: uniaoengenharia.ind.br

A montagem eletromecânica é considerada um projeto complexo, e vulnerável a erros e insucessos no processo, por isso tal projeto demanda minuciosamente o acompanhamento de suas atividades diárias, otimização de estratégias para serem implementadas na construção e montagem na obra. Diante disso, o RDO em projetos de montagem faz-se necessário, pois com o acompanhamento das atividades dos profissionais da obra, garante maior organização das etapas, preparação antes do começo da obra, menor risco de atraso na entrega da montagem, menor chance de erros, maior controle financeiro, melhor aproveitamento dos equipamentos e a boa gestão da obra. 

A importância da aplicação do RDO em projetos, quando produzido de forma correta, concede a organização fonte de dados importantes que poderá auxiliar os gestores a tomarem decisões, manter os registros das obras, ratificar os trabalhos realizados se estão de acordo com as normas e leis e também elaborar as lições aprendidas no projeto. 

DICAS: 

Por fim apresentamos cinco dicas para o uso eficiente do RDO em projetos de montagem eletromecânica: 

  1. Utilize um software para produzir e gerenciar os RDO’s produzidos, com isso você vai garantir o acesso à informação e a sua padronização; 
  2. Crie um procedimento e uma rotina para produção do RDO; 
  3. Treine sua equipe de supervisores, coordenadores e gerentes no Contrato, para que na hora de escrever o RDO eles fiquem atentos às principais cláusulas contratuais; 
  4. Faça o RDO diariamente, percorrendo o projeto, registre sempre com fotos, anexe também outros documentos relevantes como atas, relatórios específicos ou algum boletim de ocorrência; 
  5. Registre os desvios de maneira clara, para que no futuro, caso seja necessário, facilite para pedidos de pleitos, reivindicações e aditivos. 

Contribui para este texto: 

Domênica Graciosa Fuzato 

Engenheira de Bioprocessos 

Pós-Graduanda em Gerenciamento de Projetos 

UFSJ/PUC Minas 

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/dom%C3%AAnica-fuzato-16b62a112/ 


Compartilhe:

Av Rua Guaicuí, 715 – Bairro Luxemburgo – Belo Horizonte/MG CEP 30380-342

++ 55 (31) 3267-0949

hello@salettoENG.com