Inspeções prediais são importantes para evitar tragédias

Por:Mídias
Destaque | Engenharia

11

May 2018

O IBAPE-SP editou uma norma para inspeção predial. Esta norma fixa as diretrizes, conceitos, terminologia, convenções, notações, critérios e procedimentos relativos à inspeção predial, cuja realização é de responsabilidade e da exclusiva competência dos profissionais, engenheiros e arquitetos, legalmente habilitados pelos Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia- CREA’s -, de acordo com a Lei Federal 5194 de 21/12/1966 e resoluções do CONFEA:

a) classifica a sua natureza;

b) institui a terminologia, as convenções e as notações a serem utilizadas;

c) define a metodologia básica aplicável;

d) estabelece os critérios a serem empregados nos trabalhos;

e) prescreve diretrizes para apresentação de laudos e pareceres técnicos.

Em 2018 o acontecimento do prédio que pegou fogo em São Paulo alertou sociedade e técnicos para a importância das inspeções. O arquiteto Bruno Mota e o engenheiro civil João Paulo – se manifestaram sobre o acontecido na capital paulista e que pode, também, ocorrer com edifícios em outros locais.

“Observando o estado físico do prédio que desabou em São Paulo, fica claro que o edifício preci-sava de revitalização, uma modernização construtiva-arquitetônica. Além disso poderia rever toda a parte da estrutura, fazendo um reforço estrutural, caso necessário. Costuma-se também fazer mo-dernização ou reformas nas redes de água e luz, evitando possível acidente como ocorreu em São Paulo” (João Paulo Pontes, engenheiro civil)

• • • • •

“O que aconteceu no recente episódio do edifício no Largo do Payssandu, no centro de São Paulo pode acontecer em qualquer local, inclusive em Bom Despacho, para isso, é de extrema relevância que as construções respeitem algumas premissas básicas para sua segurança e manutenção.

Formalização- Opte por obras legais, planejadas por engenheiros ou arquitetos num projeto e executadas por profissionais habilitados. Para fazer modificações na estrutura do imóvel, como a remoção de uma parede, por exemplo, é imprescindível procurar um profissional para elaborar o projeto.

Vistoria- As edificações devem ser inspecionadas por profissionais especializados de cinco em cinco anos, na média. Recomenda-se que as fachadas sejam revisadas a cada três anos. As vistorias também devem observar instalações elétricas e de gás.

Infiltração- A longo prazo, infiltrações podem aumentam o risco de desabamento de uma edificação. A corrosão por conta do problema atinge tanto as estruturas de ferro das lajes, quanto a argamassa, comprometendo o imóvel.

Gás- Além da preocupação com as instalações internas de gás, deve-se ficar atento ao gás metano, liberado pela rede de esgoto, que pode causar explosões e envenenamentos.

Peso- Antes de construir, informe-se sobre o peso suportado pela estrutura base.

Instalações elétricas- Observe se todas as conexões elétricas estão em conformidade com as normas regulamentadoras e se há algum tipo de improviso pode acarretar um foco de incêndio” (Bruno Mota, arquiteto)

contato Faça contato para saber mais sobre Vistoria Cautelar e Inspeção Predial


Compartilhe:

Avenida Prudente de Morais, 840 sala 404 Bairro Cidade Jardim BH/MG

++ 55 (31) 3267-0949

contato@saletto.com.br