Manual do Proprietário: dicas e orientações do webinar do Sinduscon-MG

Por:Mídias
Destaque | Engenharia | Notícia

10

jun 2020

Dia 09 de junho de 2020 foi promovida uma palestra pelo Sinduscon MG com o tema “A Importância do Manual do Proprietário”. A palestrante foi a Arquiteta Marina Azevedo que trabalha há 14 anos com elaboração desses manuais e também contou com a participação do Roberto Matozinhos.

O Manual do Proprietário é um conjunto de informações sobre o empreendimento, que reúne todos os materiais e sistemas utilizados, a forma correta do uso de todos os elementos, manutenção e garantias. E deve ser elaborado e entregue pelo construtor e/ou incorporador conforme legislação vigente.

Segundo Marina, existe uma cultura do mercado da construção em Minas Gerais de elaborar esse manual somente no término da obra. Porém, é necessário fazer um pré-manual desde a fase de concepção do projeto e caminhar com a elaboração dele simultaneamente com a execução da obra.

A NBR 14037/11 – Diretrizes para elaboração de manuais de uso, operação e manutenção das edificações dispõe de requisitos mínimos para elaboração e apresentação dos conteúdos que devem ser incluídos no manual de uso, operação e manutenção das edificações.

Marina declara que as principais informações que devem constar no documento são: localização e área do empreendimento, infraestrutura, sistemas e técnicas utilizados, materiais utilizados, fornecedores, uso e operação, manutenção preventiva e inspeções periódicas, responsável pela intervenção e garantias. Essas informações normalmente são divididas em capítulos, devem ter uma linguagem adequada para o entendimento de todos, com bastante clareza e de forma ilustrativa.

Ainda de acordo com Marina, é necessário visitas técnicas a obra para levantamento de informações, como execuções dos serviços, fotos ilustrativas das instalações hidráulicas, elétricas e gás. O manual deve ser entregue em algum meio físico, impresso ou eletrônico, junto com as documentações técnicas e jurídicas do empreendimento. Importante ressaltar que a atualização das informações do manual é responsabilidade do proprietário.

Portanto, o manual além de ser um documento importante para ter todas as informações necessárias a fim de manter a edificação em perfeitas condições, é também uma forma de mostrar transparência entre as partes, gerando confiança da construtora com o cliente e mostrando qualidade dos serviços.

Escrito por: Camila Wardi Cruz Ferreira Leite e Arthur Bernardo

 

Referências:

https://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=325465#

 


Compartilhe:

Av Rua Guaicuí, 715 – Bairro Luxemburgo – Belo Horizonte/MG CEP 30380-342

++ 55 (31) 3267-0949

hello@salettoENG.com