Parecer de engenharia para instalação de painéis fotovoltaicos

Por:Mídias
Destaque | Engenharia

23

Jan 2019

Temos visto muitas empresas e particulares instalando em Belo Horizonte sistemas fotovoltaicos para geração de energia elétrica. O retorno do investimento acaba ocorrendo entre 5 a 7 anos, dependendo do porte do empreendimento e de quanto atualmente o consumidor tem pago de conta de luz.

O uso de sistemas fotovoltaicos está aumentando a uma taxa de 30% ao ano. Como resultado da maior utilização, as táticas tradicionais para supressão do foto foram complicadas, deixando os bombeiros vulneráveis ​​a riscos graves. Embora os riscos elétricos e de incêndio associados aos sistemas fotovoltaicos sejam conhecidos há algum tempo, existe conhecimento limitado e dados insuficientes para compreendê-los ou permitir que o serviço de bombeiros desenvolva soluções e responda com segurança.

Incêndio em painéis – Fonte: USA Fire Fighters Research

É bom considerar na hora da instalação do sistema questões como a segurança elétrica, aterramentos, estrutura do telhado, suportes, acesso para manutenção e cuidados para futura limpeza. Com o passar do tempo é comum acumular pó e a eficiência do sistema pode cair. A estrutura do telhado é outro ponto importante, caso contrário não irá suportar o peso extra.

Não é necessário instalar o sistema na sua residência ou empresa diretamente. Espaços nos arredores da cidade ou até mesmo na zona rural, próximos a linhas de transmissão e transformadores, podem ser avaliados como oportunidade. Assim facilita a instalação e a manutenção futura.

Problemas de formação de ninho de insetos, marimbondos, abelhas, até gambá, pode surgir entre a placa e o telhado. É preciso também conter esse tipo de problema, antes que seja tarde. Uma ninhada de pombos pode causar deslocamento de telhas e até futuras infiltrações.

Sempre faça a cotação com empresa idônea e que tenha um engenheiro eletricista como responsável técnico da instalação elétrica E engenheiro civil ou mecânico para dar o parecer da condição estrutural do telhado, até mesmo fazer o cálculo de análise estrutural. O barato pode sair muito caro.

Outro serviço que pode ser feito é o laudo de vistoria cautelar antes de implantar o sistema fotovoltaicos. Assim as condições de instalação são registradas, caso no futuro algum questionamento seja feito, principalmente se a usina solar estiver locando o espaço para seu funcionamento.

Queda de telhado devido a fortes ventos em Foz do Iguaçu/PR – Fonte: jornais locais

“Um projeto fotovoltaico é um projeto de engenharia, mas o

mercado brasileiro ainda não enxergou isso.” – Marcelo Gadelha

Enfim,  não existe mágica. Ao instalar um sistema fotovoltaico vai ter que fazer projeto estrutural e  caso seja necessário o reforço das estruturas. Faz parte do custo para instalação e o cliente terá que entender isso quando aparecer no orçamento.

Segundo o Professor Gadelha, “Um projeto fotovoltaico é um projeto de engenharia, mas o mercado brasileiro ainda não enxergou isso. Temos visto por aí todos os tipos de erros crassos nas instalações fotovoltaicas. A falta de segurança no uso dos telhados é só mais uma das aberrações encontradas. ”

Fontes:

Notícia: Trabalhadores retiram as placas solares que danificaram a estrutura do telhado do Mercado Ney

Artigo: Marcelo Gadelha, PhD, Professor


Compartilhe:

Avenida Prudente de Morais, 840 sala 404 Bairro Cidade Jardim BH/MG

++ 55 (31) 3267-0949

contato@saletto.com.br