PARTICIPAMOS: Seminário e Tecnologias sobre controle de Barragens no CREA-MG

Por:Mídias
Destaque | Engenharia | Notícia

18

mar 2020

No dia 11/02/2020, o CREA – MG sediou o seminário: Monitoramento e gestão de barragens e áreas de mineração em tempo real. O Evento foi realizado sob a ótica da importância da mineração para a vida cotidiana, já que os insumos da mineração são aplicados em inúmeros produtos. No estado de Minas Gerais o setor da mineração é expressivo para a economia do estado, em virtude dessa atividade econômica o estado situa diversas barragens de rejeitos. Após o rompimento da barragem de Brumadinho, o estado e a sociedade têm exigido maior controle e fiscalização do monitoramento de Barragens.

Foram apresentados nesse evento os programas nacionais e internacionais para o monitoramento de barragens. As inovações para o setor de fiscalização, através de sensores e data log que permitem o monitoramento e controle remoto de barragens.

A Eng. Civil e Doutora em Geotecnia Rafaela Baldí Fernandes apresentou o seu trabalho sobre o histórico de rupturas de barragens e as relações com a gestão de segurança. Nesse trabalho foram apresentados os seguintes itens que devem ser monitorados em relação á segurança da barragem:

  • Treinamento de equipe – equipe precisa ser técnica e entender de Geotecnia;
  • Estreita relação com projetista e consultores e, com a academia;
  • Planejamentos ciclos de disposição;
  • Controle praia de rejeitos;
  • Geometria da barragem;
  • Planejamento de manutenções;
  • Rotinas de inspeção, controle de instrumentação, análises de estabilidade (não é saber usar programa);
  • Gestão de Risco e Falha – Urgente: abandonar esses F.S. pré-determinados PAE e Planos de Contingência;
  •  Lições aprendidas.

Na noite do dia 12/12/19, a Sociedade Mineira de Engenheiros proporcionou um debate sobre energias renováveis, suas tecnologias e aplicações. Para isso, convidou três engenheiros que são especialistas nesse tema. A coordenadora da palestra Marita Areas de Souza Tavares deu a palavra para o primeiro palestrante da noite, Alexandre Heriger Lisboa.

Durante sua palestra, o convidado, que é Engenheiro Elétrico especializado em placas fotovoltaicas, demonstrou sua preocupação com as fontes de energia que serão usadas no futuro. Em sua fala, ele crítica a falta de eficiência energética e as perdas durante as transmissões, o que deixa a energia mais cara para o consumidor. Além disso, disse que as empresas têm que dar um foco maior no cliente, pois eles têm encontrado formas de energia mais baratas e limpas, como o chuveiro aquecido por painel solar, mesmo com um material e instalação mais caros, têm muitas vantagens a longo prazo, pois é uma fonte renovável.

Seminário “Monitoramento e Gestão de Barragens e Áreas de Mineração em tempo real” – Fevereiro/2020
Seminário “Monitoramento e Gestão de Barragens e Áreas de Mineração em tempo real” – Fevereiro/2020
Seminário “Monitoramento e Gestão de Barragens e Áreas de Mineração em tempo real” – Fevereiro/2020
Seminário “Monitoramento e Gestão de Barragens e Áreas de Mineração em tempo real” – Fevereiro/2020

Fonte: CREA-MG 11/02/2020


Compartilhe:

Av Rua Guaicuí, 715 – Bairro Luxemburgo – Belo Horizonte/MG CEP 30380-342

++ 55 (31) 3267-0949

hello@salettoENG.com