PARTICIPAMOS: Treinamento em SP na IBDIC sobre cronograma forense

Por:Mídias
Agenda de eventos | Engenharia | Gestão de Projetos

26

fev 2020

A análise de cronograma para perícias e litígios carece de técnicas e padrões. A AACE, entidade internacional, promove boas práticas voltadas para análise de cronograma forense (RP 29R-03). Estamos constantemente treinando nossa equipe no tema, para atendimento a demandas de arbitragem e judiciais.

Na última quinta-feira, dia 6 de fevereiro estivermos presente no auditório da CAM-CCBC em São Paulo, para evento IBDIC Engineering Talks promovido pelo IBDIC com participação dos Palestrantes Professores: Geovane Martins da Hormigon Hect Consultoria e Luis Roman da ANKURA. Plateia composta por Advogados e Engenheiros de diversas empresas.

A análise forense de cronogramas, também conhecida como análise investigativa de cronograma, nos fornece as ferramentas adequadas para a verificação das inconsistências durante um projeto. Essas ferramentas são encontradas na AACEI (RP- 29R-03), explicando como funciona esse tipo de análise.

Os temas foram distribuídos em 3 tópicos:

  1. Planejamento de Projetos (Cronogramas físico e financeiro, EAP, histogramas).
  2. Metodologias de Analises Forenses de Cronograma.
  3. Workshop.

A Abertura dos trabalhos foi feito pelo presidente da ABDIC, Leonardo Toledo da Silva apresentando os palestrantes. O primeiro a falar foi o Eng. Geovane Martins explicando teoria sobre Planejamento de Projetos e seus itens com exemplos e também comentando sobre softwares e ferramentas de planejamento, MS Project, Primavera Oracle e BIM (Revit) mostrando as diferenças e limitações.

Palestrante Geovane Martins.
Fonte: IBDIC

Cronogramas físicos e financeiros, Estrutura Analítica de Projeto (EAP) e por fim, o que são Histogramas também com exemplos. Em seguida foi a vez de Luís Roman comentar e trazer novos exemplos das teorias e abrindo discussão para todos os participantes.

Palestrantes.
Fonte: IBDIC

Foi também abordado itens como: curva S, curva ABC, recursos diretos e indiretos, para auxiliar nas arbitragens, conceitos de As Planned x As Built, perda de produtividade e seus pontos e sinais. Casos reais de arbitragem aqui no Brasil e também no exterior, grandes empreendimentos envolvendo milhões de dólares. Temas de interesse com a participação de todos os presentes, com cases reais e de grande relevância.


Compartilhe:

Av Rua Guaicuí, 715 – Bairro Luxemburgo – Belo Horizonte/MG CEP 30380-342

++ 55 (31) 3267-0949

hello@salettoENG.com