Projetos de Infraestrutura: Saletto realiza importante trabalho para equipe de Projetos Correntes

Por:digitalpixel
Destaque | Entrevista

16

Sep 2014

No mês de agosto de 2014, aconteceu na VALE – São Luís, treinamentos com foco em Gerenciamento de Projetos de Engenharia e Construção. O curso Projetos de Infraestrutura foi realizado nos dias 4 a 8 de agosto de 2014 com 12 participantes e ministrado pelo Engenheiro Roberto Diniz, especialista em Gerenciamento de Projetos e Engenharia de Segurança do Trabalho, consultor associado da Saletto Engenharia de Serviços.

O evento teve como objetivo capacitar o profissional para interpretação, análise, execução, fiscalização e estabelecimento de diretrizes para contratação de projetos de infraestrutura na construção civil com vistas à um treinamento 80% prático e 20% teórico. Demonstrou-se boas práticas de Engenharia com foco em resultados de prazo, qualidade, custo e segurança.

Entrevista:

1) Quais são os maiores obstáculos nos projetos de Infraestrutura?

De acordo com os alunos do curso de Projetos de Infraestrutura, os maiores obstáculos são a falta de recursos das empreiteiras contratadas para a realização dos projetos; a falta de gestão onde as contratadas não conseguem em alguns momentos nem mesmo fechar uma medição; os profissionais disponibilizados para a execução dos serviços nem sempre possuem a qualificação necessária.

 

2) Costuma ficar dentro das metas de orçamento traçado? Por quê?

Existem projetos que conseguem cumprir o orçamento previsto e existem projetos que o orçamento é ultrapassado. Em todos os casos, mesmo com o acompanhamento de perto por parte da Vale, o projeto tem o seu custo planejado cumprido, porém a empresa terceirizada nem sempre consegue ficar dentro dos custos orçados por ela devido a falta de planejamento, monitoramento e controle.

 

3) O profissional que realizou o curso Projetos de Infraestrutura está qualificado a fim de atender as demandas da empresa? Por quê?

Os profissionais estavam qualificados sim, todos com o conhecimento e a experiência necessária para acompanhamento do treinamento. Todos os profissionais já estão envolvidos em projetos de infraestrutura e o treinamento foi uma reciclagem e troca de experiências muito produtiva para todos os participantes.

 

4) A falta de investimentos em qualificação profissional tem interferido no rendimento produtivo da empresa?

Não sei informar sobre falta de investimento, até mesmo porque estavam ocorrendo simultaneamente 12 cursos no prédio da VALER, e os cursos de 1 ou 2 dias de duração, ao seu término já tinha outra turma na sequência, principalmente os cursos de integração e da Segurança do Trabalho, os cursos de RAC.

 

Fotos do curso:

vale

O instrutor Roberto Diniz e a turma Vale – São Luís/MA

vale

Turma Vale – São Luís/MA

 vale

Atividade pratica da turma Vale – São Luís/MA

Soroberto_dinizbre o Instrutor: Roberto Diniz é Engenheiro, Especialista em Gerenciamento de Projetos e Engenharia de Segurança do Trabalho, Professor nos cursos de Engenharia de Planejamento, Engenharia de Custos e Orçamentos, Gestão de Projetos de Construção e Montagem e no curso de Gerenciamento de Projeto (IETEC). Possui experiência em Projetos de Mineração como Gestor e Fiscal de Contratos, Fiscalização de obras de engenharia de grande porte, Implantação de Sistemas de Qualidade ISO 9000, Consultoria em controle de produção de indústria de montagem eletrônica e Capacitação técnica em cursos de formação profissional. Autor de artigos na área de Engenharia.  Consultor associado da Saletto Engenharia de Serviços. Contato: gerenciamento@saletto.com.br

 Escrito por: Carlos Cunha – Analista de Projetos da Saletto Engenharia de Serviços.


Compartilhe:

Avenida Prudente de Morais, 840 sala 404 Bairro Cidade Jardim BH/MG

++ 55 (31) 3267-0949

contato@saletto.com.br