Qual a diferença do Ponto de Equilíbrio Econômico e Financeiro?

Por:Editor Saletto
Destaque | Engenharia | Notícia

28

Maio 2021

O conceito de ponto de equilíbrio (PE) é um dos conceitos mais conhecidos em finanças empresariais, mas nem todos sabem que esse importante indicador pode ser analisado de diferentes maneiras nos projetos industriais.

Geralmente, o ponto de equilíbrio se refere às receitas (em termos de volume de vendas ou em termos de produção) que a empresa precisa realizar para suprir os custos fixos e variáveis. Ou seja, a partir deste ponto, o projeto implantado passa a ter lucro em sua operação.

Existem dois métodos diferentes para analisar este indicador e que podem gerar resultados completamente diferentes:

1 PE Financeiro: considera apenas desembolsos e entradas de caixa. Por exemplo, os custos com depreciação não estão incluídos.

2 PE Econômico: além de considerar as despesas sem desembolso, como a depreciação, leva-se em consideração também o custo da oportunidade – a rentabilidade que o valor investido teria se estivesse em algum outro investimento de risco similar.

O ponto de equilíbrio, portanto, é uma referência muito importante no dia a dia dos projetos industriais. É por meio dela que o investidor pode saber quanto precisa vender para pagar suas despesas operacionais sem incorrer em prejuízos.

 

 


Compartilhe:

Av Rua Guaicuí, 715 – Bairro Luxemburgo – Belo Horizonte/MG CEP 30380-342

++ 55 (31) 3267-0949

hello@salettoENG.com