Saiba 3 passos importantes para iniciar um projeto corretamente

Por:Mídias
Gestão de Projetos

29

Mar 2017

O primeiro passo para o sucesso do projeto começa iniciando-o. Mas nem sempre isso é tão simples quanto parece. Não há garantia de sucesso, mas há etapas que você pode determinar nesse caminho para auxilia-lo a iniciar seu projeto da maneira certa.Inicialmente faça um check-list abordando tudo o que é necessário para iniciar um projeto corretamente. Para fazer essa lista de verificação é preciso estar atento a três pilares principais que estão presentes em qualquer projeto que você for começar.

1. Qual é o projeto?

Primeiramente você deve saber o que está fazendo antes de planejar como irá fazê-lo. Para isso você deve gerenciar seu projeto, aprovar a sua proposta de negócio e obter o documento assinado.

Para manter todos na mesma página não se esqueça de definir quais são os seus objetivos, certifique-se de que todos sabem o que precisa ser feito e tenha uma imagem clara do escopo.

Depois disso é necessário aprovar o orçamento, saber quanto você pode gastar e descobrir quais são os riscos iniciais. É importante anotar o que pode dar errado para poder se preparar. No final dessas etapas crie um cronograma de entregas com o que deve ser feito.

2. Quem é a sua equipe?

Em seguida, você irá reunir as pessoas envolvidas no projeto. A primeira pessoa que você terá que procurar é seu chefe ou alguém com posição executiva na empresa para poder relatar. Em seguida, é preciso montar uma equipe de especialistas com as habilidades que você precisa.

O próximo passo é reunir seus fornecedores e contratar os terceiros necessários para cumprir as metas do projeto. Nesta etapa, é crucial conhecer os papéis e responsabilidades de todos. Além disso também é necessário organizar sua equipe e todos os envolvidos no projeto e possuir um agente de comunicação que entregue sua mensagem de forma clara.

3. Que ferramentas você está usando?

Agora, você irá decidir quais ferramentas são necessárias para realizar o projeto. Isso inclui descobrir um software de gerenciamento de projetos que atende às suas necessidades e que dá todos os recursos que sua equipe precisa. Depois disso, configure contas de usuário e coloque todos no sistema.

Em seguida, configure um sistema de arquivamento para enviar os documentos para o seu software, faça uma lista de tarefas, divida o projeto em etapas tarefas gerenciáveis, crie uma programação, defina tarefas com marcos e os atribua a um membro específico da equipe para acompanhar o trabalho.

*Fonte: Project Manager

contato Faça contato para saber mais sobre Gestão de Projetos & PMO.


Compartilhe:

Avenida Prudente de Morais, 840 sala 404 Bairro Cidade Jardim BH/MG

++ 55 (31) 3267-0949

contato@saletto.com.br