Transformação digital: aplicações na Indústria e percepções dos usuários

Por:Mídias
Destaque | Engenharia

05

Dec 2018

Digitalization e Digital Transformation trazem à tona o que de melhor desenvolvemos nos últimos anos: tecnologia integrada de ponta. As iniciativas de alta tecnologia se apresentam desde o final dos anos 60, a indústria que patrocinou pesquisa e desenvolvimento saiu na frente nesta época.

A partir dos anos 90, o uso intenso e compartilhado da Internet, fez com que pequenas e médias empresas pudessem participar deste processo. A princípio foi uma etapa de sensorização de tudo. A tomada de dados e controles automatizados permitiu criar redes industriais e expandir a cultura da digitalização da planta.

Não bastasse tudo isso foi importante atuar em processos. Algumas práticas, até mesmo artesanais, precisaram se adaptar aos novos tempos de convergência. Os sensores começaram a gerar informação e tomada de decisão. Isso gerou um processo de Transformação Digital.

6 Estágios da Transformação Digital
Fonte: Vala Afshar, The Huffington Post

O que o Mercado está percebendo com tudo isso? Conversamos com profissionais conceituados que enviaram suas opiniões:

“Entendo que seja uma necessidade, alem de ser o caminho para a sobrevivência, estamos inseridos no mercado de construção civil, muito carente nessa frente. Acredito que as empresas que se destacarem nesse avanço com certeza dominarão o futuro desse cenário.” – Samuel Rodrigues (engenheiro).

Samuel Rodrigues Especialista de Suprimentos na CRH

Samuel Rodrigues
Especialista de Suprimentos na CRH

“Percebo a influência da transformação digital em meus negócios à medida que adquirimos novas tecnologias para melhorar o desempenho de nossas atividades internas no escritório e em atividades externas, como por exemplo: na aplicação de servidores na nuvem e de acessos remotos a informação em nossos servidores, isso melhora a dinâmica de acesso a informação e nos deixa bem independentes para tomada de decisões internas.

Na parte de operação utilizamos softwares de simulações modernos que são rodados em máquinas de alto poder de processamento e essas máquinas nos dão agilidade em projetos e mais assertividade no que vamos propor para nossos clientes como solução.

Alguns de nossos clientes a nível de indústria e serviços já utilizam inteligência artificial em chatbots, máquinas autônomas e sistemas automáticos de controle de acesso e análise de vídeo que mudaram completamente a estrutura de trabalho dentro dessas organizações. Estamos sempre buscando ser esse elo tecnológico da cadeia de valor dos nossos clientes e sempre buscamos estar preparados para prestarmos consultorias e nos aprimorar em tecnologias que vemos serem utilizadas no dia a dia desses negócios.

O maior desafio nesse processo é uniformizar o conhecimento dentro da organização e deixar os procedimentos bem estruturados para que os investimentos não sejam perdidos, e também, uma dificuldade principalmente em nosso mercado, é mostrar que a tecnologia vai gerar valor e agregar nos negócios dos clientes uma vez que muitos são resistentes a abandonar antigos processos por “já funcionarem bem”. Esperamos sempre que a tecnologia consiga trazer o melhor desempenho para as empresas e conforto e eficiência aos usuários.” – Matthäus Souza Martins (engenheiro).

 

Matthäus Souza Martins
Gerente de Projetos na Missão Engenharia e Serviços

 


Compartilhe:

Avenida Prudente de Morais, 840 sala 404 Bairro Cidade Jardim BH/MG

++ 55 (31) 3267-0949

contato@saletto.com.br