Você sabia que os dedos e mãos são as áreas do corpo mais atingidas em acidentes de trabalho?

Por:Mídias
Segurança do Trabalho

04

Apr 2018

Dedos e mãos são duas das três áreas do corpo mais atingidas em acidentes do trabalho. Somadas representam 31% dos acidentes que aconteceram entre 2012 e 2016, mais de 800 mil casos de acordo com o Observatório de Segurança Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, elaborado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Para evitar que estes números cresçam, mais trabalhadores sofram e empresas tenham prejuízos com verbas trabalhistas e afastamentos, o uso de luvas de segurança é imprescindível em diversos setores.

As luvas de segurança garantem a proteção e integridade das mãos e dedos dos colaboradores, evitam dor de cabeça para os gestores e em alguns casos, também impedir problemas com os consumidores, como é o caso da indústria alimentícia, na qual o uso de luvas também protege contra a contaminação dos alimentos durante a manipulação. As luvas de segurança podem ser feitas dos mais variados tipos de materiais, como raspa de couro, látex, PVC, neoprene, lona, dependendo do uso a que se destina. Os riscos possíveis incluem: absorção pela pele de substâncias nocivas, produtos químicos ou queimaduras, choque elétrico e queimaduras perigosas, hematomas, escoriações, cortes, perfurações, fraturas e amputações. Para saber qual o modelo mais indicado para os seus colaboradores, o ideal é que um engenheiro ou técnico em segurança do trabalho analise os riscos do ambiente e de cada função. Confira alguns tipos de luva e suas indicações:

Este tipo de luva é indicado para aqueles que trabalham em contato com circuitos elétricos energizados, visto que protege mãos e braços contra choques.

Normalmente utilizada por eletricistas para proteção das mãos e punhos durante trabalhos em contato com partes energizadas

Luva de proteção em borracha nitrílica 
Este modelo é usado para preservar as mãos e punhos em possíveis acidentes com elementos químicos e biológicos.

Luva de proteção em PVC 
Proteção para mãos e punhos contra acidentes com solventes, ascarel, óleo e graxa.

Luva de Proteção em Raspa/ Luva de proteção em vaqueta 
Normalmente utilizadas para a proteção das mãos e braços contra agentes abrasivos e escoriantes.
De acordo com a AGN EPI , empresa fornecedora de Equipamentos de Proteção Individual, é fundamental que uma empresa invista na questão da segurança no trabalho. Além de aumentar a confiança e produtividade de seus funcionários, poderá economizar muito com indenizações decorrentes de acidentes no local de trabalho. No entanto, é importante lembrar que a empresa tem o dever de fornecer os equipamentos de segurança aos colaboradores, mas este tem o dever de utilizá-los constantemente. Assim, ambos saem ganhando.

*Fonte: Portal Terra

contato Faça contato para saber mais sobre Segurança do Trabalho.


Compartilhe:

Avenida Prudente de Morais, 840 sala 404 Bairro Cidade Jardim BH/MG

++ 55 (31) 3267-0949

contato@saletto.com.br